Atividades são oferecidas em instituições em comemoração ao mês do idoso

0

VOLTA REDONDA

Outubro é conhecido como o mês das crianças, mas é dedicado também aos idosos. Por isso, enquanto os pequenos recebem o paparico dos pais e familiares, os mais experientes são lembrados com muitos cuidados por instituições diversas. É o caso das vovós e vovôs que são atendidos pelo Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, da Legião da Boa Vontade (LBV) de forma integral, na Avenida Nossa Senhora do Amparo, 5079, no bairro Santa Rita do Zarur.

Fazendo parte das ações do mês em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado no dia 1º, os assistidos, além dos cuidados diários com vestuário completo e medicamentos, eles participam de atividades físicas e recreativas, passeios, jogos e trabalhos artesanais. Além das atividades que têm funções pró-ativas e preventivas, os assistidos recebem sessões de fisioterapia no Lar que conta com uma estrutura e espaço de reabilitação para a terceira idade, a Sala de Fisioterapia.

A idosa Uleide Maria Alves, que era cadeirante, é uma das que tem importante história de vida para contar. Ela disse como evoluiu após os exercícios fisioterápicos, pois de modo progressivo, foi ganhando confiança e conseguiu voltar a andar. “Eu estava muito ruim, cadeirante, depois que comecei na fisioterapia, comecei a caminhar com o andador, agora já estou praticamente curada. Agora já ando até sem andador, ando tudo sozinha. Adoro aqui, tenho várias amizades com todos. Todo mundo gosta de mim, estou muito feliz. E poder comemorar o mês do idoso andando é muito bom”, comemorou.

Outra que também está feliz com os resultados das atividades fisioterapeuta é a também senhora Maria Jacira Santos, de 85 anos. Atendida pelo sistema de Longa Permanência na unidade, ela também tinha dificuldades para andar, mas após os exercícios de fisioterapia, sua mobilidade melhorou bastante. “Tenho artrose e osteoporose e depois que comecei a fazer a fisioterapia, melhorei bastante, já consigo ficar em pé com as duas pernas. As enfermeiras são muito carinhosas, o fisioterapeuta também. Agradeço muito ao Lar que fez isso por mim”, declarou.

O fisioterapeuta responsável, Mauro Sérgio da Silva, explicou como é desenvolvido o trabalho no Lar para que os bons resultados sejam alcançados. “Aqui, tem duas modalidades de atendimento, o Centro Dia e o Longa Permanência. De segunda a sexta, desenvolvo exercícios para movimentação dos membros superiores e inferiores, trabalho o fortalecimento muscular dos membros. Também trabalho a marcha com os idosos, pois muitos apresentam instabilidade no equilíbrio. É muito importante a fisioterapia no dia a dia desses idosos para dar uma melhor qualidade de vida da eles, trabalhando o condicionamento físico também”, declarou.

Vale lembrar que, no Brasil, 11% da população têm mais de 60 anos de idade. Em 1º de outubro, foi comemorado o Dia Nacional do Idoso, mas muitos ao têm o que celebrar.

Deixe um Comentário