Atendimento de acupuntura na rede municipal de saúde é ampliado

0

RESENDE 

 

Desde ontem, os pacientes que bsucam atendimento na Policlínica do Paraíso e na Unidade Básica da Cidade Alegriacontam com atendimento de acupuntura.Para viabilizar o atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde contratou mais um profissional especializado que se revezará entre as duas unidades. Até o mês de novembro, o atendimento com acupuntura na rede municipal de saúde era feito exclusivamente na Policlínica do Manejo e no Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia, localizado ao lado do Hospital de Emergência.

Para ter acesso ao atendimento nas duas unidades os pacientes precisam apresentar encaminhamento, além de estarem fazendo tratamento fisioterápico. De acordo com a coordenadora do Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia, Caroline Afonso Camoleze, na Policlínica do Paraíso serão atendidos, além dos moradores do próprio bairro, os pacientes do Cabral, Alambari e do Morro do Cruzeiro. Já a Unidade Básica da Cidade Alegria atenderá apenas os moradores da Cidade Alegria. Os pacientes dos demais bairros continuarão sendo atendidos no Centro de Reabilitação e na Policlínica do Manejo.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz reforça que a ampliação do serviço de acupuntura na rede municipal de saúde será de grande importância para os pacientes que estão em processo de reabilitação e que passam a contar com mais uma alternativa de tratamento para se recuperar. “Com a implantação desse serviço em mais duas unidades de saúde do município, estamos praticamente dobrando nossa capacidade de atendimento e isso é de suma importância para os pacientes que estão se reabilitando, pois o acesso ao tratamento com acupuntura será mais rápido e poderá potencializar a sua recuperação”, disse oprefeito.

Pilates

No último dia 27, os pacientes que são atendidos no Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia passaram a contar com o tratamento por meio de aulas de pilates para auxiliar na sua recuperação. O estúdio completo foi montado por meio de uma parceria com a empresa Orthotech e serão utilizados pelos pacientes que já estão em tratamento de fisioterapia. Eles auxiliarão no fortalecimento muscular e no aumento da flexibilidade desses pacientes, entre outros benefícios.

De acordo com a coordenadora do Centro de Reabilitação e Hidroterapia, a fisioterapeuta Caroline Afonso Camoleze, o estúdioé composto por quatro aparelhos e representa a aquisição de mais recursos para serem utilizados a favor da recuperação dos pacientes que estão em processo de reabilitação. “É importante frisar que esse estúdio tem uma finalidade terapêutica e não de prática de exercício físico, por isso ele será utilizado exclusivamente pelos pacientes que já estão em tratamento fisioterápico, visando auxiliar seu processo de reabilitação”, explicou Caroline.

Capacitação

Termina hoje a capacitação em Bandagem Elástica Funcional, Cinesioterapia e Biomecânica Funcional que a Prefeitura está promovendo para a atualização profissional dos fisioterapeutas e fonoaudiólogos que atuam na rede municipal. A capacitação, que começou ontem e que oferecerá no final um certificado aos participantes, esta sendo ministrada no auditório do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), localizado ao lado ao Hospital de Emergência. Mais de 50 profissionais serão beneficiados com a iniciativa.

Deixe um Comentário