Área de Proteção Ambiental Cândido Silva foi lançada em Barra Mansa

0

Uma nova unidade de conservação marcou o início da Semana do Meio Ambiente em Barra Mansa. A Área de Proteção Ambiental Cândido Silva, foi lançada neste sábado, dia 1º, no Salão Comunitário da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Ano Bom. A unidade terá a dimensão de 903,69 hectares se estendendo do bairro Vale do Paraíba ao distrito Santa Rita de Cássia e está entre as 12 categorias de unidade que compõe o Sistema Nacional de Unidade de Conservação.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, o local abriga inúmeras nascentes, sendo uma área de grande recarga hídrica, além de ter uma fauna abundante. “A criação da unidade traz importantes benefícios para o município, como o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS Verde), turismo rural e ecológico, atividades de educação ambiental e, também, propicia projetos como o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que beneficia os proprietários que contribuem com a preservação e restauração do bioma”, destacou o secretário, garantindo que o local também servirá de banco de área, ou seja, serão destinados projetos de reflorestamento e recuperação de nascentes.

O presidente da Associação Verde que Salva e mobilizador do projeto, Eddy Miguel comemorou a criação da unidade. Para ele, a data na qual o prefeito Rodrigo Drable assina o decreto é motivo de festa. “Foi uma iniciativa popular que ganhou força com a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica em 2017. Realizamos reuniões, abaixo assinado e audiência pública. Tivemos uma caminhada bonita e hoje colhemos os frutos. Agradeço toda Diocese Barra do Pirai Volta Redonda, o ICMBio Cicuta, a Azevedo Consultoria Ambiental e todos que contribuíram para essa conquista, que quem ganha é Barra Mansa”, finalizou.

Deixe um Comentário