Aprovado projeto de lei que cria o ‘Abril Azul’, voltado para conscientização do autismo

0

VOLTA REDONDA

Esse mês de abril é destinado para ações que visam a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). E o vereador Hálison Vitorino é autor do projeto denominado Abril Azul, que foi aprovado em segunda discussão na Câmara de Volta Redonda, seguindo agora para análise do prefeito Antonio Francisco Neto.

O Abril Azul, se sancionado, pode ser inserido no Calendário Oficial de Eventos de Volta Redonda. Esse período, segundo o projeto de lei, deverá ser destinado às campanhas de esclarecimento e ações educativas voltadas à conscientização sobre o autismo.  O objetivo é estimular a adesão da sociedade no compromisso e debates acerca TEA. A legislação também estabelece a inclusão do “Abril Azul” na logo de calendários e eventos realizados no decorrer do mês.

A prefeitura poderá firmar parcerias com iniciativas privadas ou públicas, pessoas físicas ou jurídicas, entidades religiosas e universidades para desenvolver a ação.  “A campanha visa impulsionar o compromisso político e a cooperação institucional a favor de investimentos maiores nos setores sociais, educacionais, da saúde das pessoas com o transtorno”, ressaltou o vereador.

O parlamentar lembrou que, segundo pesquisas realizadas em diversos países, um caso de autismo é registrado a cada 110 nascimentos. Dados levantados pelo vereador estimam que no Brasil, pelo menos 2 milhões de pessoas são diagnosticadas com autismo.  “A importância da conscientização está na possibilidade de a pessoa com autismo receber estímulos e intervenções adequadas, melhorando seu desenvolvimento e, consequentemente, sua qualidade de vida e de seus familiares”, concluiu o vereador.

Deixe um Comentário