Após autorização para criação de Secretaria da Pessoa com Deficiência, prefeito Neto quer aderir ao Programa Calçada Acessível

0

VOLTA REDONDA

Foi aprovada pelos vereadores, por 18 votos a dois, a criação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. A mensagem foi enviada pelo prefeito Antonio Francisco Neto (DEM) e o secretário indicado é o atual vereador Pastor Washington Uchôa (Republicanos). Os votos contrários foram de Jari (PSB) e Rodrigo Furtado (PSC). Ontem o prefeito manifestou interesse em um projeto que beneficiará portadores de necessidades especiais.

Neto assinou uma carta de intenção para aderir ao Programa Calçada Acessível, uma iniciativa da Firjan, fruto de uma parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland, iniciada em 2010. O objetivo é tornar as calçadas mais acessíveis, principalmente aos idosos e pessoas com deficiência. O programa será incluído no plano municipal de Mobilidade Urbana, que prevê a recuperação de seis quilômetros de calçada e já anunciado pelo prefeito. As obras contarão com investimento do Governo do Estado, sem custos à prefeitura.

Neto revelou ter o desejo de tornar a cidade referência na valorização e respeito às pessoas com deficiência. “Volta Redonda já é uma referência no atendimento aos portadores de transtorno do Espectro Autista, inclusive na América do Sul, e queremos ser, de fato, referência no cuidado e valorização das pessoas com deficiência. Vamos ser o primeiro município a colocar em prática o projeto de calçadas com acessibilidade”, afirmou o prefeito.

Para Washington Uchôa, o projeto é extremamente importante e pretende auxiliar na construção de uma cidade referência.  “Para Volta Redonda este projeto só vem a somar. O prefeito Neto sempre foi uma pessoa voltada para esta causa. Pretendo trabalhar em conjunto com os demais secretários; de Infraestrutura, de Educação, entre outros, e acompanhar de perto a execução desta obra. Ver o exemplo de outras cidades que já fazem parte deste projeto de acessibilidade. Fazer Volta Redonda ser uma cidade modelo nesta questão”, garantiu pastor Washington.

Além de Volta Redonda, o Calçada Acessível está presente em outras 13 cidades do Rio de Janeiro.

 

Deixe um Comentário