Aplicativo para melhorar o uso do bilhete eletrônico de passagem é criado por alunos da Faetec, em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
O segundo semestre sempre reserva grandes novidades para os alunos que estão concluindo o Ensino Médio nas unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Em Volta Redonda, um grupo de estudantes do 3º ano do curso Técnico em Informática, levando em conta as experiências de familiares e amigos com o uso da bilhetagem eletrônica, desenvolveu o Easy Pass, um sistema de cartões de passagem online que tem o objetivo de dinamizar o processo que hoje existe na cidade.
“Fizemos uma pesquisa e percebemos a insatisfação do público com as filas e com um processo que pode ser feito de forma online porque, atualmente, o atendimento é feito presencialmente e a recarga só pode ser feita em dinheiro. A criação do site permite que o usuário possa saber o saldo do cartão, faça recarga e tire dúvidas sem que haja necessidade de ir ao posto de atendimento, otimizando o tempo e reduzindo as filas. Além disso, vamos disponibilizar também as rotas dos ônibus informando qual a melhor opção para que a população consiga, por exemplo, encurtar o tempo do trajeto”, disse Tamires, 17 anos, integrante da equipe Blue Five formada por Suzi Paz, Rafael, Marius, João Marcelo e Igor.
CONTRIBUIR COM A MELHORIA DOS SERVIÇOS
O grupo trabalha no projeto desde o início do ano e espera poder contribuir com a melhoria dos serviços que atendem à população local, inspirando-se, por exemplo, no modelo que já é utilizado na capital fluminense. “No Rio de Janeiro, o cidadão pode fazer tudo através do aplicativo, desde consultar o saldo do bilhete, até a recarga. A gente pensa muito na economia de tempo e também na praticidade que o aplicativo pode trazer para os usuários. Em Volta Redonda, o polo é só presencial e não há atendimento online para absolutamente nada. Se houver uma dúvida, não há outra opção senão ir até o próprio local, e a recarga somente pode ser feita em dinheiro. Hoje em dia, tendo o pix e os cartões virtuais, por exemplo, fica mais dinâmico”, contou Suzi. Atualmente o site está em teste com as seguintes opções de navegação: rotas de ônibus da região, extratos de recarga, saldo e histórico de viagens.

 

Deixe um Comentário