Apenas 6% dos munícipes de Resende são cadastrados para receber alertas da Defesa Civil

0

RESENDE

A Defesa Civil de Resende fez um levantamento e constatou que apenas 6% dos munícipes têm cadastro para recebimento de informativo de alertas de tempestades para o dia. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Resende estimada em 2022 é de 133.244 pessoas, e existem apenas 7.819 celulares cadastrados.

Para fazer o cadastro é muito simples: através do número de celular que deseja receber os alertas, encaminhe um SMS informando o CEP da residência para o número 40199.

O superintendente da Defesa Civil, Flávio Germano, viu essa pesquisa com preocupação, pois o verão é a estação do ano com maior índice de desastres naturais em todo o país. “Apesar de Resende não ter um grande histórico de desastres naturais, trabalhamos preventivamente. Até porque, qualquer cidade está suscetível a sofrer com fenômenos naturais. Apenas 6% da população cadastrada nos deixa preocupados com as condições em que os moradores possam estar submetidos, já que muitos deles não recebem as informações e, possivelmente, não estejam cientes das condições climáticas diárias. Utilizamos o SMS para ser um canal direto de comunicação com a população. O 40199 é um número nacional e a pessoa cadastrada recebe as informações de acordo com o CEP indicado”, disse, completando que são diferentes pontos de apoio espalhados pela cidade para eventuais necessidades, como igrejas, escolas, dentre outros locais públicos, mas se preocupam em não deixar as pessoas expostas a vulnerabilidades.

De acordo com Germano, além das mensagens de texto, a Defesa Civil atual em ações preventivas por meio de simulados realizados periodicamente para prevenção e treinamento dos profissionais destinados ao resgate de possíveis vítimas de acidentes. O órgão disponibiliza ainda folders informativos com orientações de como proceder em casos de deslizamentos de terra, alagamentos, curiosidades e mitos sobre raios e demais informações complementares.

Deixe um Comentário