Aos oito anos criança autista supera medo e anda de ônibus pela primeira vez

0

VOLTA REDONDA/BARRA MANSA

Aos oito anos, o corajoso Arthur Pires Dias, enfrentou seus medos e andou de ônibus pela primeira vez. O passeio que durou apenas 15 minutos aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 30, na garagem da Viação Cidade do Aço, no bairro Boa Sorte, em Barra Mansa.

A iniciativa teve como objetivo dar mais segurança para que Arthur se sentisse confortável em realizar a viagem promovida pela Prefeitura de Volta Redonda, que vai levar as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus responsáveis para Caxambu, em Minas Gerais.

O secretário da Pessoa com Deficiência, pastor Washington Uchôa, explicou como surgiu a ideia de levar Arthur para passear no ônibus da Cidade do Aço. “Na última quarta-feira, dia 28, nós realizamos uma reunião com os pais para falar sobre a viagem para Caxambu, que acontecerá no dia 5 de julho. Após o encontro, a mãe de Arthur conversou comigo e disse que ele nunca tinha entrado em um ônibus. Foi então que ela perguntou se a Cidade do Aço não podia parar um ônibus rapidinho só para ele entrar e se ambientar. Falei para ela que ligaria para empresa e explicaria a situação para ver o que poderia ser feito”, contou.

No mesmo dia o secretário entrou em contato com Viação Cidade do Aço e conseguiu agendar para que Arthur realizasse um passeio no ônibus da empresa. “A emoção de Arthur foi tanta que no final do passeio ele até pediu para sentar no colo do motorista e ajudar a dirigir. Nosso objetivo com essa iniciativa é mostrar também para as famílias que se alguma outra criança estiver com um empecilho para realizar a viagem para Caxambu, que entre em contato com a gente que vamos fazer o possível para ajudar”, contou o secretário, acrescentando que aproveitou o encontro para falar com o representante da empresa sobre os alunos da turma de administração de empresa de Volta Redonda que são Pessoas com Deficiência (PCDs) e que estão à procura de uma oportunidade de emprego.

Além de Arthur, a mãe Eunice Pires Dias, sua outra filha, o secretário da SMPD e um representante da Viação Cidade do Aço participaram do passeio.

Eunice aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da prefeitura em realizar o desejo da família. “Esse momento para nós pais de autistas é muito importante porque trabalha a previsibilidade dando uma segurança e conforto para a gente fazer esse passeio tranquilamente. O acolhimento da secretaria está sendo muito importante para que esse momento aconteça”, disse a mãe do Arthur.

PRIMEIRA TURMA

Na quarta-feira, dia 5, a prefeitura, através da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), levará pela primeira vez para Caxambu, 230 pessoas – entre os autistas e seus responsáveis, em cinco ônibus.

De acordo com o roteiro e programação da viagem, eles ficarão no Hotel Glória, onde poderão desfrutar, no primeiro dia, de almoço tradicional da região, passeio pela cidade, com direito a visita ao Parque das Águas e ao comércio local. Quem preferir, poderá aproveitar a estrutura do hotel, com sala de jogos, karaokê e recreação na piscina. O dia continua com chá da tarde, recreação e jantar. A programação do segundo dia prevê, além do café da manhã, duas opções para o período matutino: visita ao Parque das Águas ou atividades recreativas na piscina do hotel. Para finalizar, almoço de despedida e retorno para Volta Redonda.

 

Deixe um Comentário