Aniversário de 10 anos do Comitê Médio Paraíba do Sul é comemorado com evento em Volta Redonda  

1

ONGs, Poder Público, acadêmicos, ambientalistas, representantes de Associações de Moradores e estudantes estiveram presentes na terça-feira, 11, no Centro Cultural do UniFOA, em Volta Redonda, para comemorar os 10 anos do Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul no III Simpósio Água Boa. O evento contou com palestras, concursos ambientais, reunião plenária, homenagens, rodas de conversa, apresentação musical e concursos ambientais, além de discussão sobre gestão e o futuro da água na Região Sul Fluminense.

A Orquestra de Viola e Violinos do projeto “Volta Redonda, Cidade da Música”, da Prefeitura de Volta Redonda fez presença no encontro. Sob a regência de Sara Higino, cerca de 30 crianças e adolescentes encantaram o público com repertório que passeava por clássicos internacionais e nacionais, erudito e popular. A representante da ONG ‘Nosso Vale! Nossa Vida”, Vera Teixeira, que é também secretária do Comitê Médio Paraíba do Sul, ressaltou a alegria em ver que o Comitê cumprir com seu papel em 10 anos de trabalhos em prol da água. Destacou ainda a apresentação da orquestra. Destacou que foi um momento especial dentro do Simpósio, que emocionou e sensibilizou todos os participantes.

Dentro da programação foi realizada a trigésima primeira reunião plenária ordinária, onde foi apresentado o logo comemorativo de 10 anos do Comitê, além da aprovação de outros temas relativos aos recursos hídricos na Região Sul Fluminense e ao futuro do Comitê. No final da planária, membros do Comitê e da secretaria executiva, com 10 anos de atuação, foram homenageados recebendo um certificado que reconhece a luta pela construção de um Comitê que luta pela melhoria da quantidade e qualidade da água disponível na região.

Palestras com os temas “Funções das florestas nativas na conservação dos recursos hídricos e suas implicações socioambientais na região do Médio Paraíba”; “Poluentes Emergentes: Novos Desafios” e; “Pegada Hídrica – Companhia Siderúrgica Nacional”, renderam várias discussões entre os presentes sobre o meio ambiente e o desafio do crescimento do consumo humano e industrial, sem afetar a disponibilidade hídrica e todo ecossistema.

PREMIAÇÃO CONCURSO FOTOGRAFIA

Outro destaque da programação foi a premiação do concurso de fotografia e o de boas práticas. O primeiro, com o tema “Avanços e Desafios”  teve como finalidade incentivar a população a lançar um olhar crítico nos rios da região, onde a categoria avanços trouxe paisagens positivas e desafios, trechos que precisam de atenção das autoridades e da sociedade em geral. Na categoria avanços, Thais Freitas Pereira venceu com uma foto do Rio Paraíba do Sul, em um haras na cidade de Paty do Alferes, que mostra em sua margem uma mata conservada, formando uma bela paisagem. Já na categoria desafios, a vencedora foi Martha Sá Freitas, com uma foto também do Rio Paraíba do Sul, só eu no centro de Miguel Pereira. A fotografia ilustra a poluição com vários caixotes de supermercados jogados as margens. As vencedoras foram premiadas com um fim de semana em uma pousada em Penedo com acompanhante.

Já o III Concurso de Boas Práticas tinha como objetivo dar visibilidade e trazer como exemplo bons projetos realizados ou em realização e também a propostas, que trazem benefícios ao meio ambiente e a sociedade. Na categoria executados ou em execução o projeto vencedor foi o “Água Viva – Na proteção e manejo das matas ciliares”, do Sala Verde, que busca recuperar matas ciliares em Ubatuba. A instituição foi premiada com um notebook. Já na categoria ‘propostas’ o projeto vencedor foi o “Modelo de Compostagem Local para parte dos resíduos sólidos orgânicos do município de Paraíba do Sul”, do Programa de Engenharia Urbana da UFRJ. Os responsáveis também ganharam um fim de semana em Penedo com acompanhante.

 

 

1 comentário

Deixe um Comentário