Angra dos Reis: Festival de Música tem início com programação socioambiental

0

ANGRA DOS REIS

O 20º Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande já está movimentando a Ilha Grande. Nesta quarta-feira, 5 de julho, teve início a programação socioambiental do evento, que inclui diversas ações, entre elas palestras, teatro e exposições. As atividades vão até sábado, 8 de julho, na Casa de Cultura Constantino Cokotós, na Escola Brigadeiro Nóbrega e na Avenida Nacib Monteiro de Queiroz (Rua do Inea), na Vila do Abraão.

As atividades desta quarta-feira foram concentradas na Casa de Cultura. Logo cedo, alunos chegaram para participar das atividades interativas apresentadas pela equipe da Eletronuclear, entre elas o Observatório Nuclear, uma espécie de museu virtual. As crianças e jovens conheceram ainda os projetos ambientais desenvolvidos pela empresa, como o Tartaruga Viva e o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras).

– Temos buscado, cada vez mais, nos aproximarmos das comunidades da Costa Verde. Afinal, estamos inseridos nesta região, e este evento, além dos shows e entretenimento, tem a parte de educação ambiental feita com as crianças da Ilha Grande.  Estamos trazendo um pouco do nosso trabalho da Eletronuclear, montamos exposições interativas, e as crianças estão se divertindo. Estamos falando sobre energia nuclear, as fontes nucleares e o papel da Eletronuclear na região – destacou a gerente de Comunicação Integrada da Eletronuclear, Juliana Rezende.

Uma das atividades que mais têm feito sucesso com a garotada é o estande que trata da proteção radiológica. Lá é possível vivenciar parte da experiência de quem trabalha em áreas controladas das usinas, ao colocar a roupa que protege da radioatividade.

– Acho impressionante esse tipo de atividade, a gente aprende mais. Eu moro aqui há bastante tempo e não sabia de algumas coisas que existem aqui. É uma experiência muito legal, vou sair daqui sabendo mais sobre como funciona a usina nuclear, a radioatividade, é interessante – destacou o estudante do 7º ano, Samuel Siqueira de Trindade, de 13 anos.

Os visitantes também puderam assistir à peça “Sucatinha e o Mar de Lixo”, que passou uma mensagem sobre a conscientização ambiental, ressaltando a importância da reciclagem. Na parte da tarde ainda estavam previstas Oficina Bio Nail Spa (design sustentável), Oficina de Gravura em Azulejo e a apresentação do grupo de balé Arte e Ilha – Gentileza que Dança.

A programação socioambiental é realizada pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Eventos e produzida pela Bebel Produções, em parceria com a Eletronuclear e a Secretaria de Educação.

– É sempre necessário ressaltarmos a importância da preservação do meio ambiente, principalmente na Ilha Grande, Patrimônio Mundial Natural da Unesco. E nada melhor do que propagar essa mensagem por meio dos alunos, despertando neles essa conscientização e a vontade de cuidar da natureza – frisou João Willy, secretário de Eventos.

Deixe um Comentário