Aman realiza a tradicional cerimônia de entrega de Espadim neste sábado em Resende

0

RESENDE

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realiza neste sábado, dia 19, a tradicional cerimônia de entrega do Espadim. A réplica reduzida da espada de campanha do patrono do Exército, Duque de Caxias, será entregue a 387 cadetes do Curso Básico da turma general Rodrigo Octávio. A cerimônia será realizada às 11 horas, no Pátio Tenente Moura. O comandante da Aman, general de Brigada, João Felipe Dias Alves, vai recepcionar o comandante do Exército Brasileiro, o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, além de autoridades estaduais e municipais. Está prevista a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. No entanto, até o fechamento desta reportagem, não havia sido o confirmado a participação do senador.

Durante a solenidade receberão o Espadim, cadetes de todas as regiões do Brasil, sendo 65 do Sul, 190 do Sudeste, 33 do Centro-Oeste, 73 do Nordeste e dez do Norte.

Também estão matriculados no 1º ano da Academia cadetes de Nações Amigas. Entre eles, um da Bolívia, dois da República dos Camarões, dois da República Cooperativa da Guiana, dois da República da Namíbia, um do Paraguai, um do Peru, dois de São Tomé e Príncipe, três de República do Senegal, dois de Vietnã, totalizando 16.

O cadete Marcelo Fabricio Nocchi, de 25 anos, oriundo de Porto Alegre (RS) é o primeiro colocado do Curso Básico. Ele receberá o Espadim das mãos da mais alta autoridade presente na cerimônia. Em seguida, os cadetes receberão de seus padrinhos e madrinhas o Espadim e proferirão o juramento.

Tradicional cerimônia será realizada às 11 horas, no Pátio Tenente Moura-Divulgação Aman

SOLENIDADE

Os cadetes do Curso Básico recebem seus Espadins na semana do Soldado, após 20 meses de formação, iniciada na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em 2022.

Instituído pelo Marechal José Pessôa, idealizador da Aman, o Espadim é uma réplica em miniatura da espada invicta de Caxias, e tornou-se o símbolo mais importante do cadete. É o símbolo da honra e servidão militar para os futuros oficiais, pois representa o patriotismo, a dignidade, a bravura e o altruísmo do patrono do Exército Brasileiro.

Mantendo uma tradição de mais de 90 anos, os cadetes portarão seus Espadins até o último dia do curso, quando os restituirão para receberem suas espadas de oficial do Exército Brasileiro.

Deixe um Comentário