Aman realiza 59ª Regata da Engenharia nesta sexta-feira em Resende

0

RESENDE

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realiza nesta sexta-feira, dia 14, a 59ª edição da Regata da Engenharia. A competição vai envolver 132 cadetes das armas de Engenharia e do curso Básico. O evento será às 14 horas, nas águas do Rio Paraíba do Sul, no trecho em frente à sede do campus Resende do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (UFRJ), na Rua Prefeito Botafogo, no bairro Comercial. A população pode acompanhar a competição.

A tradicional Regata da Engenharia faz parte da programação da Semana da Engenharia, arma que comemorou 61 anos de criação, no último dia 10 e tem como patrono da Arma tenente-coronel, João Carlos de Villagran Cabrita. “A Regata da Engenharia marca a admissão de fato dos cadetes do segundo ano como engenheiros combatentes do Exército Brasileiro. Ao término da competição, estes cadetes receberão o ‘chapéu tropical’, peça do uniforme utilizada somente pelos discípulos do patrono da arma de Engenharia, o tenente-coronel, João Carlos de Villagran Cabrita. Além disso, permite o primeiro contato dos cadetes do curso Básico com tarefas típicas da arma de Engenharia, a fim de que adquiram maiores conhecimentos sobre as atividades da arma que muitos deles escolheram no início de 2024”, explica o comandante do Curso de Engenharia, o major Vinícius Figueiredo.

Cadetes realizam diversas provas nas pontes do Centro da cidade-Cyntia Freitas

O comandante ainda disse que para a Aman, é um grande orgulho a realizar a Regata da Engenharia. “Além de homenagear a arma ‘Azul Turquesa’, a Regata já se tornou um evento tradicional para Resende, permitindo que a sociedade resendense conheça um pouco melhor algumas das atividades que acontecem no interior dos muros da maior Academia Militar da América Latina”, complementa.

COMPETIÇÃO

O exercício envolve uma prova de navegação a remo em que os participantes, divididos em 12 equipes, precisam cumprir seis tarefas. Na competição, os cadetes terão que rosquear parafusos, fincar estacas, serrar toras de madeira, escalar a Ponte Nilo Peçanha (Ponte Velha), e atravessar o vão central da Ponte Tácito Viana Rodrigues.

A equipe que cumprir todos os desafios em menor tempo vencerá a competição. A premiação ocorre com medalhas e, no caso da equipe campeã do curso Básico, será entregue o Chapéu do Bandeirante, símbolo importante da arma e que foi utilizado pela tropa da Força Expedicionária Brasileira.

Deixe um Comentário