Alunos de Itatiaia são premiados pela Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Mostra de Foguetes

0

ITATIAIA 

Os alunos do Colégio Municipal Campo Belo, na Vila Pinheiro participaram nesta quinta-feira, dia 13, da cerimônia de entrega de Medalhas da XXIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da XIV Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O evento, realizado na quadra de esportes da unidade, seguiu todas as normas de proteção contra a Covid-19.

A XXIII OBA e a XIV MOBFOG são eventos aberto à participação de escolas públicas e privadas desde o primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. As competições são organizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) com objetivo de despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências, promovendo a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

Além dos estudantes e da equipe da escola, também participaram da cerimônia, pais, a equipe pedagógica do município e a Secretária de Educação, Kézia Macedo, que elogiou a iniciativa. “Me sinto muito feliz em participar da cerimônia de premiação dos estudantes. Quero parabenizar os pais pelo incentivo, a equipe da escola por terem motivado os alunos a participarem do projeto e principalmente todos os estudantes pelo comprometimento e dedicação, uma vez que sabemos que assuntos como astronomia e astronáutica não são tão comuns a nossa realidade e ver os alunos interessados, aprendendo e premiados nos deixa muito felizes. Parabéns a todos”, disse a secretária.

Os premiados receberam as medalhas durante evento na Escola Campo Belo-Divulgação PMI

Disputadas no formato remoto em novembro de 2020, as competições foram divididas em quatro níveis, sendo o Nível I dos alunos do 2º e 3º Ano, Nível II do 4º e 5º Ano, o qual os estudantes da unidade de ensino concorreram, Nível III do 6º ao 9º Ano e  Nível IV – Ensino Médio.

Os alunos do Colégio Campo Belo contaram com a orientação do professor de informática e geometria, Ivan Carlos. “A cerimônia de entrega das medalhas foi muito especial, a começar por podermos externar nosso carinho pelos alunos e demonstrar o quanto eles são importantes. Foi um evento extremamente emocionante, pois já faz mais de um ano que não nos vemos pessoalmente. Tive que segurar as lágrimas por diversas vezes, na verdade não consegui. Foi muito gratificante trabalhar com cada um deles, além de ensinar, também aprendemos com todos”, disse o professor emocionado.

Também fizeram parte da equipe, a professora Renata Andrade e a diretora, Cleusa Monteiro que parabenizou os estudantes e os envolvidos, entre eles os coordenadores e a família dos alunos. Cleusa salientou também que a escola pública pode e deve ter qualidade e que existem muitas propostas que podem enriquecer o currículo dos alunos.

PROVA

A OBA 2020 contou com 10 questões objetivas, sendo sete de Astronomia e três de Astronáutica em uma única fase. Já a MOBFOG pode ser realizada na forma prática, seguindo as normas de segurança contra a Covid-19. A prova consistiu no lançamento de um protótipo de foguete construído pelos alunos a partir dos parâmetros elaborados pela equipe responsável pela Mostra. Aos alunos foi solicitado ajustar os parâmetros com o objetivo de que o foguete alcançasse a maior distância.

MEDALHISTAS DA XIV MOBFOG 

Medalha de bronze- Ana Julia de Oliveira Guimarães e Augustos Jazão Rodrigues de Oliviera. Medalha de Prata – Alice Dias Francisco; Alicia Camily de Moraes do Nascimento; Beatriz de Oliveira Nunes; Bernardo Loureiro Rodrigues; Isabelly Vieira Gomes; Luiz Otavio Gonzaga Rosa; Mariah Rofrigues Rocha; Mariana Moraes Reben da Costa; Raphael Moraes Ruben da Costa e Rebecca Moraes Ruben da Costa. Medalha de ouro – Maria Luiza Faria da Silva.

MEDALHISTAS DA XXIII OBA 

Medalha de bronze- Gabriel Pereira De Oliveira e Isabelly Vieira Gomes. Medalha de Prata- Bernardo Loureiro Rodrigues e Millena De Lima Carvalho. Medalha de ouro- Luiz Otávio Gonzaga Rosa.

Deixe um Comentário