Alunos da rede estadual vencem Olimpíada de Empreendedorismo Sustentável 

0

ESTADO

Muito mais que uma premiação: uma lição de vida e amor pela escola, além de ser um exemplo para as futuras gerações. Com um projeto inovador, de captação e utilização da água da chuva para a escola, os alunos Yan Caetano, Amanda Soares de Oliveira, Eryck Lima Stain e Letícia Carmo da Silva, do Colégio Estadual Raymundo Corrêa, em Queimados, na Baixada Fluminense, conquistaram o primeiro lugar da Olimpíada de Empreendedorismo Sustentável, que integra o projeto Super Futuro.

A competição propõe que os alunos apresentem projetos inovadores, a partir de conceitos de empreendedorismo e sustentabilidade. Com a conquista, eles se classificaram para a 12ª edição do FINDINEXA, que é considerado o maior fórum imersivo para jovens empreendedores do país, que acontece na cidade de Luís Corrêa, no Piauí.

O objetivo do Super Futuro é levar para as salas de aula assuntos essenciais para a compreensão e desenvolvimento de um projeto de vida, e para uma sociedade sustentável. A grande meta é contribuir para a formação destes estudantes, a partir de temas como sustentabilidade, mercado de trabalho e novas tecnologias.  “Por meio desta Olimpíada, montamos um projeto importante de reuso da água pela escola, que trouxe conscientização sobre o consumo e a preservação. Essa viagem será uma oportunidade de integração com outras realidades culturais. Estamos muito animados”, celebra Yan Caetano, um dos estudantes premiados.

Marco no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e na promoção de atitudes proativas entre os jovens, o FINDINEXA Brasil é uma iniciativa da Junior Achievement Piauí que, há mais de 12 anos, desenvolve atitudes e habilidades empreendedoras em jovens do Brasil e da América Latina, através de atividades acadêmicas, competitivas e recreativas.  “Nossas expectativas são as melhores possíveis.  No FINDINEXA, vamos encarar outras competições, e temos certeza de que essa participação vai nos trazer muito aprendizado, além de uma integração fantástica com estudantes de vários lugares do mundo”, afirma Thais Patizero, professora de química da escola, que vai acompanhar o grupo nesta aventura.

A secretária de estado de Educação Roberta Barreto parabeniza estes alunos e os vê como exemplos para os estudantes de toda a rede estadual.  “Estamos muito contentes com essa conquista. A escola é um lugar de desenvolvimento e, diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, é fundamental reafirmamos a importância da sustentabilidade. Com seus talentos, nossos alunos nos inspiram e tenho certeza de que estes jovens nos ajudarão a transformar o mundo”, diz a secretária.

Durante o evento na cidade nordestina, os estudantes terão a oportunidade de participar de diversas atividades, com o intuito de fomentar o empreendedorismo juvenil, entre elas: conferências magistrais e simultâneas, desafio Q.1 e simuladores de empresas virtuais. Uma experiência inesquecível para estes jovens talentos da nossa rede. 

 

Deixe um Comentário