Alternativa que reduz 20% do valor da conta de luz é apresentada em Volta Redonda para empresas da região

0

O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap-VR), Luís Fernando Soares Cardoso, conheceu, esta semana, um importante projeto para o fornecimento de energia limpa que oferece 20% de economia de gastos. A apresentação foi feita pela administradora condominial ACJ Condomínios, em parceria com a Helius Energia Sustentável. A solução para compra direta de energia fotovoltaica foi apresentada para empresas da cidade e da Região Sul Fluminense.

A Helius Energia Sustentável é responsável pela captação de energia fotovoltaica, oferecendo serviços técnicos e burocráticos para a sua compra. Segundo o gestor Ricardo Faria, o projeto de expansão prevê a implementação de usinas geradoras de energia solar nas cidades de Quatis, Rio das Flores e Três Rios, que serão fornecidas para as centrais de rede do todo a Região Sul Fluminense. A previsão para o início da distribuição na região é para dezembro de 2019.

GASTOS COM ELETRICIDADE

O gestor Ricardo Faria destacou que um dos insumos que mais pesa no orçamento das empresas são os gastos com eletricidade. “Por isso, oferecemos o fornecimento de energia sustentável através de uma grande estrutura composta por placas solares, que produzem e distribuem à rede elétrica”, informou.

Faria ressaltou ainda que já foi homologado junto à concessionária de energia, a concessão do contrato para utilização da energia fotovoltaica. “Os planos oferecidos são personalizados, de acordo com a demanda anual de quilowatts do cliente. Aqueles que não forem utilizados ficam armazenados em um banco de créditos com a validade de cinco anos“, informou o gestou.

ALTERNATIVAS PARA REDUÇÃO

O presidente da Aciap-VR, ressaltou que alternativas para redução de custos para empresas são sempre bem-vindas. “Estamos enfrentando um momento difícil da economia. As empresas possuem encargos tributários cada vez maiores e precisamos cortar os gastos”, explicou, ressaltando que o modelo de fornecimento de energia limpa, além de oferecer economia ajuda a natureza.

Segundo a diretora da ACJ Condomínios, localizada no bairro Aterrado, Vanisi Ferreira, o projeto, além de gerar redução de gastos, tem impactos positivos para o meio-ambiente. Lembrou que a região é geograficamente privilegiada, com grande potencial de exploração da energia fotovoltaica. “O sistema de fornecimento é uma ótima opção para condomínios e empresas, que possuem uma demanda elevada de energia. 20% de redução de gastos é um valor expressivo que, além de gerar economia, contribui com a preservação do meio-ambiente”, relatou, lembrando que foi buscando alternativas de economia para os clientes que encontrou o serviço da Helius.

REGULAMENTADA PELA ANEEL

Foi informado durante a apresentação da novidade, na sede da Aciap-VR, no bairro Aterrado, que a compensação de energia solar fotovoltaica foi regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) através da Resolução Normativa 482, criada em 2012, que determina que a energia renovável fornecida à central elétrica seja revertida em economia financeira ao responsável por sua geração.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Estado do Rio de Janeiro ocupa o 7º lugar no ranking de produção deste tipo de energia. A estimativa é que até 2024 o equivalente a 4,5 gigawatts (GW) de potência instalada sejam produzidos através da energia solar.

 

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !