Adibam promove Campanha de Alimentação Saudável para Diabéticos

0

BARRA MANSA

Foi intensificada nessa semana a Campanha Alimentação Saudável para Diabéticos, promovida pela Associação dos Diabéticos de Barra Mansa e Região Sul Fluminense (Adibam). A orientação sobre mitos e verdades em relação aos grupos de alimentos não permitidos para os portadores da doença é o objetivo principal da campanha que acontece no pátio da prefeitura, onde também é prestado um serviço gratuito pela associação de teste rápido de glicemia.

A presidente da entidade, Maria Eterna Quintão, explica que o objetivo é garantir aos pacientes informações para evitar o agravamento da doença. “Estamos abertos ao público e recebemos diariamente um grande número de pessoas, inclusive, crianças e adolescentes com dúvidas corriqueiras sobre mitos e verdades em relação ao diabético”, comentou Eterna.

A orientação dos trabalhos é da doutora em Ciência de Alimentos, Vanessa Vasconcelos. Ela diz que o segredo para o diabético controlar a glicemia, que é o aumento do açúcar no sangue, é através da redução do consumo de carboidratos e açúcar.

Segundo a nutricionista uma vez que o paciente saiba dosar o consumo desses alimentos ele poderá levar uma vida saudável e sem privações. “O grande segredo está na quantidade, nos horários e o tipo do carboidrato a ser consumido” explica a nutricionista, acrescentando que pães, biscoitos, bolos, bolachas, massas, entre outros, são permitidos, mas de preferência na forma integral. “O pão francês e o macarrão simples elevam mais a glicemia, prejudicando assim a saúde do diabético”, explicou.

E se não tiver o macarrão integral, a nutricionista conta que é possível comer o tradicional, mas de preferência acompanhado à salada crua, como alface, cenoura ralada. Aliás, segundo a nutricionista, alimentos crus e ralados, como por exemplo, a beterraba, também são permitidos. “Essa é a melhor forma de consumir a beterraba, pois a fibra desse alimento impede o aumento da glicemia e associada a uma quantidade adequada de folhoso (alface, rúcula, repolho, etc), resulta em ótimos resultados”, completou Vanessa.

Já sobre frutas, a profissional esclarece que até mesmo a melancia pode ser ingerida por diabéticos, embora cotenha glicemia muito alta. A orientação é comer apenas uma fatia fina, após o almoço, agregada a uma salada. O suco dessa fruta, porém, somente é recomendado se utilizado com uma fibra como, por exemplo, a chia ou couve.

Deixe um Comentário