Acordo judicial possibilita retorno de templos religiosos, feira livre, bares, restaurantes e lanchonetes em Barra Mansa

0

BARRA MANSA
Um novo decreto foi emitido hoje pelo prefeito Rodrigo Drable sobre novas flexibilizações na cidade. Elas são voltadas para retorno dos cultos religiosos funcionamento de feiras livres e dos bares e restaurantes. Na tarde desta quarta-feira aconteceu uma reunião entre o procurador da Prefeitura de Barra Mansa, César Catapreta, e representantes do Ministério Público, onde foi construído um acordo que já foi homologado pela Justiça. As regras já têm validade a partir desta quinta-feira, dia 11.
Sobre a feira livre, ela passa a ser considerada como serviço essencial apenas em relação as barracas que comercializam gêneros alimentícios, podendo funcionar normalmente, com regras e distanciamento entre as barracas. Além disso, as demais barracas poderão funcionar nos finais de semana apenas, com também regras.
Sobre missas, cultos ou reuniões, deverá ser observada distância de um metro entre as pessoas (em todos os lados), além de higienização e uso de máscaras. O responsável pela igreja ou templo deverá orientar aos frequentadores que não poderão participar de celebrações ou eventos religiosos caso apresentem sintomas de resfriado ou gripe.
Os bares, restaurantes, lanchonetes podem funcionar limitando o atendimento ao público a 50% de sua capacidade de lotação, com a normalidade de entrega e retirada de alimentos no próprio estabelecimento. Há também regras que serão decretadas.
Pelo acordo firmado, a Prefeitura de Barra Mansa deverá aumentar a fiscalização e repressão, manter as barreiras sanitárias nas entradas da cidade; adotar e estimular adoção de boas práticas sanitárias nas ruas e dentro dos estabelecimentos liderados; além de divulgar à Justiça e ao Ministério Público a progressão do número de infectados e leitos em utilização. O comércio e os templos religiosos fecharão se for superado o limite de tolerância de leitos utilizados (50%) e o aumento significativo de casos (superior a 5% por dois dias consecutivos).
HORÁRIO DE COMÉRCIO
Foi formalizado em decreto o horário do comércio de Barra Mansa, qualificando como vermelho e amarelo, funcionando das 12 às 19 horas de segunda a sexta-feira, e das 9 às 14 horas aos sábados. As lojas Casas Bahia, Ponto Frio e Lojas Cem, somente poderão funcionar de 7 às 14 horas.

Deixe um Comentário