Ações de Cidadania e representatividade celebram o Dia da Consciência Negra em Resende

0

RESENDE

Diversas atividades de cidadania e representatividade foram programadas para este sábado, dia 19, para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20. A prefeitura, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial de Resende, promove uma ação na área de lazer da Rua dos Timbiras, no bairro Cidade Alegria, no período de 9 horas ao meio dia. Haverá “Exposição História de Personalidades Negras”, distribuição de camisetas da Semana da Consciência Negra, além de brincadeiras para as crianças a partir das 10 horas e uma Oficina de Capoeira da Associação Raiz Negra às 11 horas. O evento contará com a presença do cantor Altair Britto.

Segundo a coordenadora de Igualdade Racial de Resende, Sônia Maria de Freitas, o dia 19, não foi escolhido “por um acaso”, visto que o evento acontece no dia que antecede o Dia da Consciência Negra no Brasil. Ela lembra que o dia 20 de novembro foi instituído como lei em 2011 e a data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que ficava entre Alagoas e Pernambuco, estados pertencentes à região Nordeste. Zumbi dos Palmares é considerado como um símbolo de resistência e luta dos escravos no contexto do Brasil colonial. Ele foi morto em 20 de novembro de 1695 após a descoberta do esconderijo onde ficava.

“É de extrema importância que tenhamos encontros e eventos periódicos que tratam sobre a causa negra no país e no mundo. Estamos prestes a entrar em 2023 e ainda precisamos conviver com o racismo. Por isso, datas como esta são muito importantes para que consigamos, juntos, melhorar as condições em sociedade e precisar lidar cada vez menos com preconceitos. Ainda há muito o que conquistar para atingirmos um mundo ideal e sem racismo, mas são estas atividades que trazem uma representatividade significativa para aqueles que buscam igualdade no meio”, explicou Sônia Maria.

Deixe um Comentário