A VOZ ENTREVISTA: Renan Marassi apresenta ideias como pré-candidato a deputado federal

0

Atual vereador está em seu segundo mandato em Resende; ele quer representar a região das Agulhas Negras em Brasília

RESENDE

A cidade de Resende não conta com um deputado federal há mais de 20 anos. A afirmação é do pré-candidato a deputado federal, Renan Marassi (PL). Ele foi mais um entrevistado do A VOZ DA CIDADE no espaço aberto para pré-candidatos. Atual vereador, ressaltou a importância de um político que possa representar não só a cidade, mas também a região das Agulhas Negras em  Brasília.

Marassi foi eleito vereador em 2016 com 1.090 votos, o quarto melhor votado e o mais novo do Legislativo com 25 anos na época. Quatro anos depois, teve 1.721 votos, sendo um dos poucos que se mantiveram no Legislativo. “Tive o maior crescimento eleitoral entre os 17 vereadores”, conta.

Sobre quando foi despertada a vontade em fazer política, Renan Marassi lembra que foi durante a faculdade em que cursava, Comunicação Social – Publicidade e Marketing, na Dom Bosco. Lá, observou por um ano o trabalho do DCE e, no ano seguinte, se candidatou conseguindo 94% dos votos. “Queria fazer várias melhorias na faculdade, levar qualificação aos alunos, fazer excursões e, dentre o que fizemos, destaco a criação do Trote Solidário que virou referência em vários locais do Brasil, onde o calouro deixa de cumprir uma brincadeira de mal gosto para fazer uma ação social, ou doação de sangue ou alimentos, materiais recicláveis. Isso chamou atenção de alguns partidos e começaram a me procurar”, lembra contando que foi chamado para participar de diversos congressos estudantis.

Um pouco antes dessa época, no Ensino Médio, participava de diversas ações sociais, mas não passava por sua cabeça a política. “Pelo contrário, eu tinha aversão por achar que todos entravam para roubar. Depois que desenvolvi esse trabalho no DCE e vi o que era possível fazer entendi que como político poderia sim ajudar as pessoas”, argumentou.

Em 2012 fez seu primeiro teste numa eleição, quando se candidatou a vereador e teve 480 votos.

Renan disse que em seu mandato sempre buscou ouvir a população – Foto: divulgação

Marassi foi eleito vereador em 2016 com 1.090 votos; quatro anos depois foi reeleito com 1.721 votos – Foto: Divulgação

NA CÂMARA

Em seu primeiro mandato na Câmara de Resende lembra que sempre se preocupou em ouvir os desejos da população, sendo acessível. E saiu um pouco do papel de um vereador indo buscar emendas e projetos fora de Resende, no estado ou na União.  “Fui o maior captador de recursos da história da cidade. Apenas de emendas foram cerca de R$ 14 milhões, sem somar a obras, como o conjunto habitacional de 64 apartamentos que consegui orçado em R$ 9 milhões”, afirma, ressaltando que esse valor é do primeiro mandato e que nesse ano ainda tem outros.

Dentre os projetos de lei que fez como vereador, Marassi cita a Lei Prata da Casa, que obriga em eventos da prefeitura de shows a contratação de uma banda da cidade; a lei de reciclagem de todo material usado dentro do Poder Público; a de modernização e digitalização de todos os processos administrativos da prefeitura e câmara. Essa última ainda está no prazo para ser implementada. Outra que foi promulgada pela câmara mais não foi regulamentada pela prefeitura é um espaço para as pessoas soltarem pipas, chamado de pipódromo.

ELEIÇÃO 2022

Na Câmara Federal, se eleito, Renan Marassi quer continuar lutando para recursos, projetos e obras para região como um todo. Esse seria um dos motivos que lançou seu nome. O outro é devido ao que chama de pedido nas ruas das pessoas.

Vencendo o pleito, lembra que batalhará muito pela saúde, uma área que sempre é necessário, como obras de infraestrutura para toda região e o setor habitacional. O turismo é outra área que pretende trabalhar, promovendo a ideia de um consórcio intermunicipal, onde as cidades, dentro da legislação, podem arrecadar recursos federais. “Posso ser agente participativo disso e aplicar recursos e envolver a região como um todo, atraindo turistas, gerando investimentos e fazendo as cidades serem conhecidas”, argumenta.

No mês passado Renan fez o lançamento da sua pré-candidatura no Celeiro em Resende – Divulgação

No mês passado Renan fez o lançamento da sua pré-candidatura no Celeiro em Resende, reunindo cerca de 1,5 mil pessoas, com a presença do senador Romário Faria. Ele pretende, após iniciar o período de campanha, fazer uma grande reunião.

Para quem não o conhece, Renan é casado, pai do Bernardo Jesus, se considera trabalhador, focado e dedicado. “Honesto também, o que tem que ser visto como obrigação e não qualidade, mas dentro da política isso precisa ser destacado”, brincou, respondendo a última pergunta: se viria para a disputa de 2024 para prefeito. “Não descarto, mas hoje não é o objetivo principal”, finaliza.

 

Deixe um Comentário