A partir de 2021, Câmara de Barra do Piraí terá 11 cadeiras

0

BARRA DO PIRAÍ

Durante sessão realizada na terça-feira, os vereadores aprovaram um projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora e o número de parlamentares na Casa passará de 15 para 11 já na próxima legislatura, em 2021. O projeto foi aprovado em duas discussões por 14 a 1. Em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, o presidente da câmara, Luiz Roberto Coutinho, o Tostão (PR), frisou que o objetivo principal da medida foi a realização de economia aos cofres públicos. “A arrecadação está estagnada, não consegue aumentar, e era de suma importância fazer essa adequação com a realidade. Vamos reduzir quatro cadeiras, 12 cargos de assessoria e três outros três da Mesa Diretora. A economia será de R$ 1.124 milhão por ano, mais de R$ 4,5 milhões para toda a legislatura – quatro anos”, disse.

Uma situação que foi analisada e que pesou na decisão da redução do número de cadeiras, é que a partir do próximo ano a receita repassada ao Legislativo diminuirá 1%. Atualmente cidades com menos de 100 mil habitantes recebem 7% de repasse do Executivo do orçamento da cidade, as que têm acima de 100 mil habitantes 6%.

Outro motivo que levou a proposta do projeto de resolução é que a Câmara de Barra do Piraí assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para realização de concurso público.  A intenção é que neste ano ainda o edital seja lançado para vagas em diversos cargos. “Como presidente da câmara sei que com base em todas essas adequações a conta não iria fechar e tivemos a decisão mais correta em reduzir o número de cadeiras. Se não fosse assim ficaria uma loucura para administrar o Legislativo”, disse Tostão.

Nas ruas de Barra do Piraí e em outras cidades da região e do estado, o presidente Tostão disse que as reações estão sendo muito positivas. “Os vereadores de Barra do Piraí deram o exemplo para outros municípios. Nos tempos atuais quando uma economia é feita as pessoas aplaudem”, afirmou o vereador.

 

Deixe um Comentário