>
a voz da cidade 970 x 150 px

Casarão de Arrozal reabre as portas para visitação pública

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv barra mansa 970x150

PIRAÍ

Serão reabertas hoje as portas do ‘Casarão Cultura de Arrozal – Memórias do Vale do Café, do Paraíba e dos Tambores’. A iniciativa tem parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Piraí, e irá proporcionar a visitação pública e realização de eventos culturais. Hoje, a partir das 19 horas, haverá apresentação musical da cantora Milla Vieira. No domingo, dia 1º de março, as atividades começam às 10 horas com contação de história.

O Casarão Cultural de Arrozal em sua exposição permanente reúne uma série de objetos de época retratando a história e a cultura da região, registros fotográficos e o acervo da centenária Banda de Música Santa Cecília Arrozalense.

No local, ainda estão disponibilizados para exibição e venda peças de artesanato produzidos nas oficinas do oferecidas pelo Casarão, como tecelagem, cerâmica e fuxico.

O secretário de Cultura e Esporte de Piraí, Rogério Nunes, ressaltou a importância do casarão de Arrozal como patrimônio histórico do município, por se tratar de um dos únicos prédios de época preservados e restaurados. “A abertura para visitação pública do casarão é uma importante conquista para todos no município, como um centro de referência histórica e atividades culturais que passarão a ser realizadas nos finais de semana”, explicou o secretário.

O casarão estará aberto para visitação de segunda-feira à sexta-feira, das 9 horas às 17 horas. Sábados das 16 horas às 21 horas e domingos das 10 horas às 13 horas. Está localizado à Praça São João Batista, no centro do distrito de Arrozal, em Piraí.


O Casarão

O casarão histórico de Arrozal demonstra fortemente o significado do ciclo do café para o distrito Arrozal que, sob o domínio da rubiácea chegou a ter diversas casas térreas e de sobrados de importantes cafeicultores.

O imóvel foi construído por Manoel de Souza Breves, por volta do ano de 1836, para servir de moradia no pavimento superior e comércio no térreo.

Mais tarde o casarão foi adquirido pelo comendador José de Souza Breves Filho, que no fim do ano de 1856, iniciou uma grande obra de expansão do imóvel.

O local teve sua restauração iniciada em 2014 através de projeto proposto pela Associação de Comunicadores de Arrozal e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), através das Leis de Incentivo à cultura Federal e Estadual. Contou em sua primeira fase com o patrocínio da Petrobrás, Light, CCR NovaDutra e da Ceg Rio.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos