1º Festival de Cinema de Vassouras será realizado de 22 a 29 de maio

0

VASSOURAS

Um marco no audiovisual nacional! Assim é o que está sendo esperado no 1º Festival de Cinema de Vassouras – no Vale Café. Para o evento, pioneiro na Centro-Sul do Rio de Janeiro, que será realizado entre os dias 22 e 29 de Maio de 2022, mais de 400 inscrições foram feitas, nas diversas categorias. Sob curadoria, direção e produção executiva de Bruno Saglia e Jane Saglia, o festival destaca uma programação que representa a essência da região. O evento será presencial e exclusivamente dedicado à exibição à promoção de obras audiovisuais através da realização de mostras competitivas e não competitivas de filmes de longa-metragem brasileiros; filmes de longa-metragem documentários; filmes de longa-metragem de animação; filmes de curta-metragem brasileiros e regionais. Os vencedores da categoria “Curta-Metragem Regional”, terão suas obras exibidas na rede Cinemaxx, além disso, participarão da Mostra do Festival de Cinema de Vassouras no Centro Cultural Light. A lista das obras selecionadas será disponibilizada no site a partir do dia 10 de abril de 2022.

O FESTIVAL

Patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela Light, o 1º Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café é uma mostra nacional de cinema, com característica competitiva, participativa e informativa. Tem por finalidade aprimorar ainda mais o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, propor ações culturais, através de palestras e debates, encontros com profissionais do setor, incentivar reflexões sobre os diferentes formatos, discutir estratégias para a distribuição dos filmes representativos no período do evento, sempre aproximando o público destas obras de total relevância para a indústria audiovisual. Através da Secretaria de Educação de Vassouras, as escolas públicas e privadas da região serão convidadas para o Festival. Alunos e professores poderão assistir, gratuitamente, à Sessão Animação, dedicada especialmente a eles, com obras assinadas por artistas nacionais.

VASSOURAS E O CINEMA

Com 164 anos, uma população estimada em 40 mil habitantes, Vassouras ostenta a posição de quarto melhor lugar para respirar no país. O município do Centro-Sul do Rio de Janeiro sediará o Festival no novíssimo Centro de Convenções General Sombra, instalado na Universidade de Vassouras. Moderníssimo, o espaço é totalmente climatizado e dispõe de 5.600m² de área total construída, salão principal de 2.000m² com capacidade para receber 4 mil pessoas diariamente e amplo estacionamento. Iniciativa da SG Company Filmes, o 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, terá ações paralelas realizadas em outras cidades do Vale do Café, através da parceria firmada com a Secretaria de Desenvolvimento de Turismo de Vassouras; da Secretaria de Patrimônio e Urbanismo; do Sicomércio (Sindicato do Comércio); da Secretaria de Educação; Secretaria de Cultura, além de Ivo Raposo, do Cine Centímetro, Sesc Teatro Rosinha de Valença, Sala Mariana Crioula e Centro Cultural Cazuza. Pertencente ao Vale do Paraíba Sul Fluminense, os 15 municípios que constituem a região turística do Vale do Café são: Vassouras, Valença, Rio das Flores, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paracambi, Piraí, Barra do Piraí, Paraíba do Sul, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa e Rio Claro.

O LEGADO

Idealizado, produzido e dirigido pelo cineasta Bruno Saglia e pela atriz e produtora-executiva Jane Saglia, o 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café pretende ir bem além da exibição de filmes, com sessões gratuitas e abertas a toda a população, debates, mesas temáticas e diálogos audiovisuais. Bruno e Jane Saglia, querem deixar um legado de cultura e comprometimento para a cidade e todo o entorno, incentivando gerações a conhecerem o apaixonante e promissor universo da sétima arte. Esperado para marcar a história do entretenimento no Vale do Café entre os dias 22 e 29 de maio, o festival terá várias ações na região, destacando e enfatizando a história da cidade, gerando empregos, intensificando o entretenimento e levando cultura.

Deixe um Comentário