17ª Primavera dos Museus reflete sobre Memória e Democracia em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

O Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro anuncia a realização da 17ª Primavera dos Museus, um evento cultural que traz à tona o tema crucial da “Memória e Democracia”. Esta celebração, que contará com uma série de atividades envolventes, terá início na segunda-feira, 18 de setembro, a partir das 18h, e promete inspirar e educar todos os públicos.
A 17ª Primavera dos Museus é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com apoio do Ministério da Cultura, Clube Fotofilatélico e adesão de diversas instituições brasileiras. O Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro integra esta rede cultural com diversas atividades. Sob produção de Luciana Candioto e curadoria de Angela do Bem, o evento será marcado por exposições de fotos, projeções de filme, debate e visitações guiadas que oferecem uma visão profunda da relação entre memória e democracia no contexto brasileiro.
A cerimônia de abertura acontecerá na segunda-feira, 18 de setembro, às 18h, e contará com convidados especiais, apresentações culturais e uma visão geral do programa da Primavera dos Museus. De acordo com a presidente do Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, Kikah Monteiro, “A 17ª Primavera dos Museus é um convite à reflexão profunda sobre nossa história e os valores democráticos que moldam nossa nação. É um momento de aprendizagem coletiva e de celebração das memórias que nos trouxeram quem somos hoje. Convidamos todas as escolas para se unirem a nós nesta jornada de conhecimento e reflexão, pois é através do entendimento do passado que construímos um futuro mais justo e igualitário para todos.”

Atividades:

Exposição “Amazônia” de Sebastião Salgado: Uma seleção especial da famosa mostra de Sebastião Salgado, capturando a beleza e os desafios da Amazônia.
Exposição da Coleção “O Lingote”: Uma coleção rara de jornais informativos da CSN, abrangendo a década de 1950 a 1960.
“A Greve de 1988 na CSN e o Massacre dos Trabalhadores”
“Paradas LGBTI no Sul Fluminense”: Curadoria de Natã Teixeira, uma mini exposição que narra a história das 9 edições das Paradas LGBTI e os marcos históricos dos últimos 10 anos da primeira ONG com foco no público LGBTI no Médio Paraíba.
Cine Clube: Projeção do longa “1988: Uma Greve, Corações e Mentes”, dirigido por Erasmo Quiricci.esta exposição explora os eventos históricos e as lutas dos trabalhadores da Companhia Siderúrgica Nacional.
Roda de Conversa – Mediadores Erasmo Quirici e Dodora Mota:
Discussões sobre a criação da cidade como uma “cidade-empresa” e o contexto nacional das lutas operárias, culminando na primeira greve dos metalúrgicos da CSN em 1984.
TERÇA-FEIRA, 19/09: Visitação: A partir das 10h.
Cine Clube: Às 18h, exibição da segunda parte do longa “1988: Uma Greve, Corações e Mentes”, dirigida por Erasmo Quiricci.
Roda de Conversa – Às 19h30: Debates sobre pertencimento, dualidade de poder e democracia participativa, com foco em assembleias operárias como principais formas de participação popular e lutas operárias da década de 1980.
Quarta-feira (visitações de 10h as 17h)
Quinta-feira, 21/09:
Roda de Conversa – Quinta-feira às 18h, mediada por Natã Teixeira: “Memórias da População LGBTI no Sul Fluminense”.

A 17ª Primavera dos Museus é um evento aberto ao público, e todos estão convidados a participar. As atividades acontecerão no Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, localizado na R. Dezenove, 21 – Vila Santa Cecília, Volta Redonda – RJ
Visitações de escolas e grupos acontecerão a partir de terça-feira, de 10h as 17h e podem ser agendadas através do contato (24) 99932-4489

Sobre o Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro:
Em 8 de maio de 2012, comemorando seus 58 anos, o Clube fotofilatélico de Volta Redonda inaugurou, em sua sede, o Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, que é reconhecido e cadastrado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e pela Superintendência de Museus da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Conta com acervo histórico da industrialização brasileira.

Deixe um Comentário