PORTO REAL
Quem quiser participar dos projetos sociais Curumim, Banda Municipal, Ação em Ação, Vem Dançar Comigo e Nova Geração Melhor Idade, desenvolvido em Porto Real, não podem perder tempo. Os projetos realizados pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação (SMASH) está com cadastros abertos para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os programas sociais são para públicos de diversas faixas etárias. Crianças, adolescentes e idosos participam de atividades variadas que têm o objetivo, sobretudo, de promover a integração, valorização pessoal e cidadania.
Após o período de recesso de final de ano, as atividades estão de volta a partir do final deste mês. “Temos na secretaria de Assistência Social uma equipe preparada, capacitada para disponibilizar uma diversidade de atividades para todos os públicos. Vale a pena conferir”, declarou o prefeito Ailton Marques.
A secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Creusa Martins Mothé, disse que a procura pelos serviços tem aumentado nos últimos meses. “Os serviços despertaram ainda mais a procura da população nos últimos meses. Nosso objetivo é promover a socialização, também através de atividades que incentivem o estreitamento de laços e de valores como amizade, companheirismo e cidadania. Além disso, descobrimos e valorizamos os talentos de nossa cidade”, destacou a secretária.
“Cada serviço é direcionado a uma faixa etária específica e possui diversos horários. Através dos grupos também desenvolvemos o lazer, o companheirismo e as capacidades psicomotoras dos participantes. Para este ano, esperamos ampliar as vagas e dispor serviços cada vez mais diversificados à população” destacou o diretor de Programas Sociais, Leonardo Odilon.
SERVIÇOS
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, o Grupo Nova geração da Melhor Idade iniciou as atividades no último dia 28, já os demais grupos iniciam uma semana depois, na segunda, quatro de fevereiro. Os interessados em participar de danças urbanas; aulas teóricas e práticas de instrumentos de sopro, percussão, violino e violoncelo; corte e costura; teatro e ainda em fazer parte dos Grupos “Nova Geração da Melhor Idade” (a partir de 60 anos) e “Curumim” (3 a 6 anos), podem se cadastrar no Centro de Referência de Assistência Social dos bairros Fátima ou Novo Horizonte.
ATIVIDADES DE CADA SERVIÇO
O projeto Curumim é exclusivo para moradores de Bulhões e oferece atividades físicas, música, brinquedoteca – atividades com brincadeiras variadas-, atividades pedagógicas e recreação infantil para crianças de três a seis anos, sempre no contra turno escolar.
Quem participar da Banda Municipal terá várias atividades com aulas teóricas e práticas de instrumentos de sopro, percussão, violino e violoncelo. A faixa etária dos participantes é a partir dos oito anos de idade. Vale lembrar que a Banda Municipal já conquistou mais de 200 títulos de campeonatos intermunicipais e interestaduais, nos últimos anos.
Já o projeto Ação em Ação tem atividades de Corte e Costura para pessoas a partir dos 16 anos. Enquanto que o Ação em Ação de Teatro, ensina um pouco das arte cênicas dos seis aos 29 anos. O Ação em Ação de iniciação de Violão pode ser feito por crianças a partir dos seis anos.
O projeto “Vem Dançar Comigo” oferece aulas de danças urbanas. O público alvo tem a faixa etária de oito a 29 anos.
O Nova Geração da Melhor Idade reúne idosos a partir dos 60 anos. Ele promove atividades físicas, canto coral, artesanato e Roda de Viola.