RESENDE
Quem quiser conhecer um pouco mais do acervo do Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende precisa correr. A mostra intitulada ‘Novas Aquisições – Doação do Itaú Cultural’ pode ser visitada até o próximo dia 10. A mostra, promovida pela Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, reúne 27 obras que entraram recentemente para o acervo do MAM, através de uma doação do Itaú Cultural, instituto voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo, mapeamento, incentivo e difusão de manifestações artístico-intelectuais. A visitação acontece sempre de terça a sexta-feira, no período de 10 às 18 horas. O Museu de Arte Moderna de Resende fica na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico de Resende. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre. Mais informações e agendamento de grupos pelo telefone (24) 3360-6155.
Inclusão através da Arte
De acordo com o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, todo o processo de doação das obras para o Museu de Arte Moderna de Resende foi mediado pelo Programa de Doação de Bens Culturais promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Após a divulgação de uma lista de obras que poderiam ser cedidas aos museus de todo o país, Resende manifestou interesse e recebeu a resposta positiva para o acervo, que chegou em março. “Todos os 27 trabalhos que estarão na exposição nunca foram exibidos pelo museu. Foi um processo que começou em 2018 e finalmente poderemos compartilhar com o público as obras que a partir de agora fazem parte do acervo do MAM”, explicou o presidente, que ainda lembrou que o conjunto de obras inclui gravuras (litografia, serigrafia e desenho), óleo sobre tela e acrílica.
ARTISTAS
Entre os artistas cujas obras poderão ser apreciadas na exposição ‘Novas Aquisições – Doação do Itaú Cultural’ no MAM de Resende estão: Angela Maino, B. Hofer, Claude Louriou, Denise Rosablu, Domício Pedroso, Eduardo Iglesias, Eduardo Lima, Ferreira Jr., Francisco Resende, Maria Luisa, Gilberto Salvador, Helene Schindler, Herton Roithman, Inos Corradin, Lucas Pennachi, Luli Hunt, Maria Ruas Montenegro, Miti, Omar G. A., Otoni Gali Rosa, Mabe, Silvio Oppenhein, Valmy Rocha Moraes e Wilma Sedys.
Além do material oriundo da doação do Instituto Itaú Cultural, outra obra ficará disponível no MAM. A escultura ‘Cavado de Xadrez’, do artista Hugo Kruger, levará a arte sensorial para o espaço e um novo conceito para os visitantes. O diferencial é a possibilidade de interação direta com o objeto, podendo tocar e tirá-lo do lugar a qualquer momento. Promovendo também a inclusão social por meio da arte, a obra terá uma legenda em Braille. Por meio de uma parceria firmada com o Centro Educacional Municipal de Atendimento a Deficiente Visual de Resende (Cedevir).