Exposição ‘Arte: Espelho da Alma, Janela do Mundo’ reúne obras do acervo do Museu de Arte Moderna de Resende

0

RESENDE 

O público poderá conhecer um pouco mais das obras que fazem parte do acervo do Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende. Promovida pela Prefeitura de Resende por meio da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda (FCCMM), o MAM segue com a exposição ‘Arte: espelho da alma, janela do mundo” que reúne 30 obras do acervo. A visitação é gratuita e acontece sempre de terça a sexta-feira no período de 10 às 18 horas e aos sábados, das 14 às 18 horas, exceto feriados. O MAM fica na Rua Doutor Cunha Ferreira, nº 104, no Centro Histórico de Resende. Agendamentos de grupos e informações podem ser obtidos pelo telefone (24)3360-6155 ou pelo e-mail [email protected]

A curadora a professora e crítica de arte, Sônia Siqueira explica que a mostra retratar a arte como espelho da alma, com figuras humanas e os olhares dos artistas sobre diversas paisagens. A exposição reúne obras dos artistas plásticos Jaz Zach, Carlos Scliar, Gustavo Rosa, Inimá de Paula, José Roberto Sampaio Barbosa, Reginaldo Miranda, Ronaldo Auad, Clécio Penedo, João Saboia, Carlos Porto, Jadir Falcão Lino Freire, Jane Chiesse, Francisca de Souza Pamplona, Luiza Ramagem, Tatiana Grinberg, Otoni Gali Rosa, Efrain Almeida, Luiz Antônio Cruz, Iracy Carise, Marcos Maurício Autran Moraes Pinto, Silvio Gregório Gomes Viana, mais conhecido como Grego, Luiz Carlos Antonelli,Carlos Fernandes, Zica Bérgami, Sady Souza Barros e Adriano Mangiavacchi.

Segundo a coordenadora do MAM, a museóloga Tatiana Avelino, as obras são compostas por quadros com pintura a óleo sobre tela, acrílico sobre tela, desenho, gravura e técnica mista de colagem. Ela conta ainda que a exposição divide em duas partes: a primeira refere-se ao “Espelho da Alma” e retrata o que os artistas veem a figura humana e a segunda, “A Janela do Mundo” retratando o que artista constata no mundo. “Nesta mostra temos quadros com as várias formas como os artistas retrataram a figura humana e o mundo que é retratado em paisagens, objetos, natureza morta, entre outros”, conta a museóloga, lembrando ainda que exposição conta com artistas nacionais como Carlos Scliar, Gustavo Rosa, Inimá de Paula, artistas internacionais como Jan Zach e Adriano Mangiavacchi e artistas da região como José Roberto Barbosa, Jane Chiesse, Ronaldo Auad, Clécio Penedo, Luiza Ramagem, João Saboia, entre outros. “Estas obras são parte do acervo do MAM ao longo dos últimos anos. Parte deste acervo é composto de obras que foram doadas pelos próprios artistas, familiares e instituições e outras são trabalhos artísticos que foram premiados nos Salões da Primavera ao longo das 46 edições realizadas pelo Museu de Arte Moderna de Resende”, explica Tatiana.

 

ATIVIDADES
Durante toda a exposição “Arte: espelho da alma, janela do mundo”, a Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda está realizando em paralelo diversas atividades. O MAM já realizou uma oficina para crianças de quatro a 15 anos com a proposta de incentivar o convívio com a arte e a cultura no dia a dia. Neste evento, além da visita guiada, onde os participantes conheceram a exposição. Em seguida, o instrutor estimulou a criatividade das crianças com a produção de desenhos e pinturas, realizando uma releitura das obras expostas.

Desde último sábado, a curadora Sônia Siqueira está promovendo um curso sobre a “História da Arte no Século XX”. O curso é gratuito e é realizado todos os sábados de fevereiro, sempre às 15 horas.

As atividades, que são divididas em quatro etapas, sendo que a primeira teve início no último dia 02o com uma visita guiada. As demais seguem um cronograma: História da Arte no século XX (1900-1930), no dia 9; História da Arte no século XX (1940-1970), no dia 16; e História da Arte no século XX (1980-2000), no dia 23. O conteúdo faz um apanhado dos movimentos artísticos do século passado, como o expressionismo, fovismo, cubismo, abstracionismo, futurismo, dadaísmo e pop art, introduzindo o público nos conceitos e principais artistas do período.

Segundo o presidente da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, é uma oportunidade única e gratuita para a população de ampliar seus conhecimentos sobre a arte, tendo contato direto com uma profissional de muito prestígio, como a Sônia Siqueira. “As atividades que a Casa da Cultura promove, através do MAM têm essa característica, de oferecer possibilidades de a população mergulhar cada vez mais no universo da arte”, explica Zaidam.

 

Deixe um Comentário