RESENDE
A sessão solene promovida pela Câmara de Vereadores de Resende, na noite da última terça-feira, dia 25, marcou as comemorações dos 217 anos de emancipação politico-administrava da cidade. Durante a cerimônia realizada no Teatro Salesiano, o Poder Legislativo realizou a tradicional entrega dos títulos de Cidadão Resendense; Comenda Conde de Resende; Medalha Tácito Viana Rodrigues; além dos títulos de Professor Emérito, Profissional Emérito e prêmio Destaque do Ano. A entrega das honrarias contou com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas); o vice-prefeito, Geraldo da Cunha, o Geraldinho; o juiz titular da 1ª Vara Cível de Resende e diretor do Fórum de Resende, Marvin Ramos; e o presidente da OAB-Resende, Samuel Carreiro.
Foram agraciadas 30 personalidades que tiveram papel de destaque no desenvolvimento da cidade. O título de Cidadão Resendense foi entregue ao jogador de futebol Marcel Silva Andrade, indicado pelo vereador Sandro Ritton (PPS); ao subtenente do Exército e professor de teologia, pastor Alexandre Márcio Costa de Moura, por Caio Sampaio (Rede); à ginecologista Rosana Valéria Spala Tenório, por vereador Claudio Oliveira De Araújo (MDB); ao fotógrafo Hideo Noguchi, por Davi Manuel de Jesus (MDB); ao médico cirurgião-geral Filipe Nascimento Reis, por Edson Vieira Miranda, o Edson Peroba (PPS); ao pastor José Everaldo Santos de Melo, por Francisco Stênio de Aguiar Cunha (PP); ao aposentado José Augusto Barroso, pelo presidente da Câmara, Joaquim Romério de Almeida (MDB); à empresária Teresinha Ferla Franco, por Luís Henrique Sene de Brito Guimarães, o Hick Sene (PSD); ao médico Dr. Ricardo Gomes Graciosa Filho, por Odair Ozório (PSD); ao economista José Carlos Prado Peres, por Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (PSB); ao pastor Nehemias Júnior, por Renan Marassi (PPS); ao comerciante Marco Antônio Gonçalves de Castro, por Roque Cerqueira (PDT); ao contabilista Flávio Geraldo Alves, por Silvio da Fonseca, o Tivo (PP); à ginecologista Adélia Maria Ribeiro Cordeiro Stolerman, pela vereadora Soraia Balieiro (PSB); ao administrador e professor universitário Edison Louroza, por Tiago Forastieri (PSC); e ao empresário Adriano Carvalho de Castilho, pelo vereador Tiago Vieira da Silva, o Tisga (PPS). Vale destacar que a entrega do título de Cidadão Resendense ao senador Eduardo Lopes foi feita antecipadamente pelo vereador Sérgio Lima (PRB) na semana passada, no Espaço Cultural da Câmara de Resende.
A Comenda Conde de Resende foi entregue aos seguintes agraciados: o militar da reserva, Francisco José Pereira Barcelos; o biólogo e consultor técnico ambiental, Paulo José Fontanezzi; o aposentado Adilesso da Silva; o diretor técnico do Hospital Samer, cardiologista Fernando Gomes Rodrigues e o procurador da Fazenda Pública do Município de Resende, Carlos Felipe Bruno. O treinador e lutador de MMA, Fernando Almeida, por sua vez, foi homenageado com a Medalha Tácito Viana Rodrigues.
Três profissionais da área da educação receberam o título Professor Emérito: Maria Aparecida de Oliveira Dias, Maria de Lourdes Barboza Guimarães e Edgarlene D`Arque de Almeida Machado Scopacasa. Foram homenageados com o título Profissional Emérito: os servidores públicos Adelino Corrêa de Melo Filho e Mônica Pires Monteiro Ribeiro e o empresário Gilberto Macedo. O prêmio Destaque do Ano foi entregue ao padre Rafael Ferreira.
SOLENIDADE
Durante discurso, o presidente do Legislativo, vereador Joaquim Romério, mencionou a economia feita na realização da solenidade deste ano e elogiou o empenho dos funcionários da Casa que trabalharam no evento. “Os tempos são outros e pedem o controle dos gastos. A Câmara está fazendo a sua parte”, comentou. Já o prefeito Diogo Balieiro destacou a vocação de Resende para atrair e acolher pessoas de todas as partes do país. Ele também enumerou as melhorias implementadas pelo governo municipal ao longo de 2018 e anunciou a aprovação das contas da Prefeitura relativas a 2017 pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE).
Representando os homenageados, Edison Louroza fez uso da palavra para agradecer aos vereadores e lembrar que foi “recebido de portas abertas” ao chegar na cidade ainda na década de 1970. Ele também fez um resumo da história da cidade e declarou – emocionado – que ainda se sente “em dívida com Resende” pela forma como foi acolhido.