A colônia Italiana promove nos dias 29, 30 e 01 de julho, a 18ª Festa da Cultura Italiana de Porto Real. A festa é promovida pela Associação Vittorio Emanuelle II com o apoio da prefeitura, com o objetivo de exaltar e preservar a cultura italiana trazida pelos imigrantes que chegaram a Porto Real há mais de 140 anos. Para marcar a data a Associação montou uma extensa programação, com apresentações de música e danças folclóricas, barracas de comidas típicas, com destaque para massas, doces, vinhos, além de mostra fotográfica e de quadros, shows e o concurso da musa italiana ‘Bella Ragazza’, tradicional desfile típico com as famílias italianas e o almoço Della Mamma. O artesanato também estará presente no evento, assim como acervo de imagens e de relíquias que lembram a presença dos imigrantes italianos na cidade. A festa acontece no Porto Real Country Clube, no Centro da cidade. A entrada é gratuita.
A expectativa dos organizadores da festividade é de reunir cerca de 10 mil pessoas nos três dias. A Festa tem entrada franca e comemora o 143º aniversário da imigração italiana no município.
O presidente da Associação Vittorio Emanuelle II, Paulo Henrique Marassi, o Peu, ressalta a variedade de atrações. “Contamos com total apoio dos gestores municipais e da comunidade para preparamos um festival gastronômico a céu aberto com os tradicionais elementos da Festa da Cultura Italiana. Teremos oficina de massas caseiras; contação de histórias da Epopeia Italiana; desfile típico com as famílias; nosso tradicional almoço feito com maior carinho pelas ‘mammas’ e o torneio de Boccia. Tudo isso, com toda infraestrutura e segurança para garantir um evento muito especial”, resume Peu.
“Realizar a Festa da Cultura Italiana de Porto Real é fazer uma merecida homenagem àqueles que tanto contribuíram para a construção de nossa história. Queremos resgatar a história e ao mesmo tempo incentivar o turismo e a geração de renda na cidade”, comenta o prefeito Ailton Marques, que desde o início do ano tem se reunido com a Associação para apoiar a iniciativa.
Durante a festa funcionarão barracas com comidas típicas, doces, vinhos, artesanato e um parque de diversões. Um dos pontos altos da festa, o Almoço Della Mama, realizado no domingo, oferecerá um cardápio italiano com os tradicionais, capelettis, caplon, espaguetes e molhos caseiros feitos pelos netos e bisnetos dos imigrantes. As receitas são passadas de geração em geração e constituem um verdadeiro patrimônio cultural de Porto Real. Devido à grande procura o tradicional almoço tem ingressos antecipados à venda na Associação Vittorio Emanuele II, que funciona de segunda a sexta, das 8 às 12 horas, na Rua Ernesto Cianelli, 100, Nova Colônia, Porto Real. Mais informações pelos telefones (24) 3353-1618; 99813-9412 (Peu) e (24) 99994-4289 (Humberto Ettore).
Primeira colônia italiana do Brasil
Muitos desconhecem, mas Porto Real foi a primeira colônia italiana do país. A chegada dos primeiros imigrantes teve início no ano de 1875, quando cerca de 50 famílias originárias das cidades de Novi di Modena e Concordia Sulla Secchia, na Itália, chegaram ao Brasil. Com destino ao sul do país, as famílias mudaram o percurso, pois havia uma epidemia de febre amarela naquela região. Por isso foram encaminhadas para as terras localizadas às margens do Rio Paraíba do Sul, até que a doença fosse controlada. A situação transitória dos imigrantes na época se tornou definitiva com o início do cultivo da terra e a construção do que anos mais tarde se tornou o município de Porto Real. Presente até os dias atuais, a cultura italiana é marcada no município, por meio da Casa do Imigrante, da música, da dança, da gastronomia e até mesmo do esporte.
PROGRAMAÇÃO
Para marcar as comemorações, a Associação montou uma extensa programação.
Dia 29 – Sexta-feira
19 horas – Início do funcionamento das cantinas
19h30min – Abertura oficial com apresentação da banda da Academia Militar das Agulhas Negras e logo em seguida visitação à mostra fotográfica e exposição de quadros no Museu da Associação.
20 horas – Apresentação das candidatas a Rainha e Princesa da festa.
20h30min – Apresentação do grupo de dança As Polentinhas.
21 horas – Apresentação da Escola de Dança Fundação Porto Real.
21h30min – Coroação da Rainha e Princesa da festa.
22h30min – Show italiano de Fred Rovella e elenco (Banda Bella Itália, Ballet Tarantela, Cantores e Tenor).
Dia 30 – Sábado
8 horas – Torneio Vittorio Emanuele II de Futebol – estádio Renato Monteiro.
12 horas – Funcionamento das cantinas e restaurantes com comidas típicas.
14h30min – Contação de história como tudo começou “Epopeia Italiana desde 1875”.
15 horas – Torneio Baccia – Avenida A, Nova Colônia.
15h30min – Palestra “Itália para o Mundo” com Vergínia Dezós e Kátia Pineschi.
17h30min – Desfile Típico Italiano coma as famílias, participação da Banda Municipal de Porto Real.
20h30min – Apresentação do grupo de dança As Polentinhas.
21h30min – Apresentação do grupo de dança Le Piccole Ballerine e seus Porpetones.
22 horas – Apresentação do grupo de dança Belle Ballerine.
22h30min – Show com Renato Gabbiani & Banda.
Domingo – 01 julho
12 às 14 horas – Almoço Della Mamma e música ao vivo com Renato Gabbini (ingressos antecipados e limitados).
13 horas – Contação de história como tudo começou “Epopeia Italiana desde 1875”.
15 horas – Festival de Prêmios (variados prêmios – Televisão, geladeira, fogão, entre outros).
20 horas – Entregas de placas comemorativas aos 143 anos da chegada dos Imigrantes Italianos a Porto Real.
20h30 – Apresentação do grupo de dança As Polentinhas.
21 horas – Apresentação do grupo de dança Le Piccole Ballerine e seus Porpetones.
21h30min – Apresentação do grupo de dança Belle Ballerine.
22 horas – Show regional.