Use as cores para passar sua mensagem

0

Hoje vou falar de uma das minhas grandes paixões no meu trabalho como consultora de moda e imagem: COR!

Você sabia que as cores, na realidade, não existem de forma material?

Elas são uma sensação provocada pela ação da luz sobre órgão da visão. (PEDROSA, Israel. O Universo da Cor, Ed, Senac Nacional 2004)

Lógico que, com muito estudo e tecnologia, hoje conseguimos reproduzir cores em materiais de maneira química, como na área de moda, em tecidos e aviamentos.

E isso nos deu uma grande oportunidade de usar esta ferramenta na hora de compor nossa figura, pois a cor é um mensageiro importante na comunicação da imagem pessoal!

As cores têm poder de estimular, tranquilizar, deprimir, atrair ou repelir.

Elas interferem na sua imagem diante das pessoas, pois exercem força psicológica e física e o principal, têm o poder de representar a maneira como nos sentimos e o que estamos querendo passar para o mundo.

Foto: Divulgação

Não digo que é para você sair comprando peças em várias cores e mudar tudo no seu guarda-roupas.

O que estou te fazendo pensar é: será que quando você se questiona que gostaria de ter mais estilo, ou de ser visto de uma forma mais comunicativa no seu trabalho, ou até mesmo deixar de ser visto como uma pessoa “meiga” dando brecha para as pessoas abusarem de você, a culpa não estaria em estar repetindo sempre as mesmas combinações de roupa que estão levando a sua imagem a ser vista desta forma e passando essas mensagens que não são as que você está querendo passar?

Em vez de comprar pela décima quinta vez mais uma “blusinha preta” para compor sempre da mesma maneira, com calça jeans e sapatilha ou tênis, o que passa a sensação de você estar, primeiro, sempre igual, segundo, fechada para comunicação e terceiro, não dando valor ao lugar que está frequentando, pare, pense e compre algo que traduza a sua imagem e a mensagem que você quer passar no lugar em que está indo.

Esse tempo da compra é importante. Analise se vale a pena ter mais uma “blusinha preta” e se ela realmente vai agregar algo diferente a sua imagem e mensagem.

Se for seu local de trabalho, não espere ter um crescimento profissional rápido se você age desta forma, dando a impressão de não ter vontade ou não estar feliz ali. Sua colega que cada dia vem bem “produzida” e interessante será bem mais lembrada para uma promoção, pode ter certeza! Pois ela demonstra criatividade e empolgação com os desafios diários do trabalho!

Isso pode se refletir até na sua vida pessoal. Pois se você sempre está de preto, por exemplo, terá mais dificuldade em estimular a aproximação de outras pessoas, e pode estar perdendo a oportunidade de acrescentar muitas amizades interessantes a sua vida.

Foto: Divulgação

Se você quer começar a colocar cor na sua vida, pode ser devagar.

Primeiro, vá dar uma olhada no seu guarda-roupas. Com certeza tem peças em cores bacanas lá que provavelmente não estão sendo usadas pela simples vontade de ter praticidade, por você achar que é mais fácil e rápido colocar a peça preta (ou branca) e pronto!

Mas você, sua imagem, não merece nenhum pouco mais de carinho e atenção para compor com mais tempo e de forma mais caprichada?!

Dê uma chance aquela peça, naquela cor intensa e interessante, que está parada! Afinal, se ela ainda está no seu guarda-roupas é porque você gosta dela, certo? Se não gosta, já deveria ter sido doada!

Ou comece nos detalhes, nos acessórios, na bolsa, no sapato ou no brinco, por exemplo.

Para você entender um pouco a mensagem que as cores passam, e adequar isso ao seu trabalho e a sua vida pessoal, segue uma ajuda com explicação.

Agora você vai entender porque causa “certo efeito” cada vez que usa determinada peça ou porque “sente o que sente” quando vê aquela pessoa com uma peça de cor específica.

Foto: Divulgação

Então vamos lá:

Vermelho é a cor da paixão!  É estimulante e tende a ser usada por pessoas de personalidade corajosa, dominadora, firme, dramática, sexy, ativa e impulsiva. É ideal para transmitir confiança e falar em público, pois chama a atenção.

Azul é a cor do respeito. Transmite fidelidade, estabilidade e serenidade. As pessoas que gostam de usar azul tendem a serem sinceras, comunicativas, calmas, honestas, conservadoras e pacientes. É ideal para usar em atividades criativas, pois estimula a criatividade e comunicação.

Amarelo é uma cor estimulante! Cuidado, pode aumentar o nível de ansiedade. Simboliza otimismo e é a cor da iluminação, da expectativa e do dinheiro. De personalidade receptiva, acessível e otimista, é ideal para ser usada para vender produtos pois é alegre estimulante.

Laranja é uma cor energética. A pessoa que gosta desta cor geralmente é calorosa, prática, extrovertida e espontânea. Ideal para usar em festas, pois transmite calor e amizade!

Violeta significa inteligência. Pessoas que gostam desta cor tendem a ser criativas, gostam de arte e da espiritualidade, também são apaixonadas e sonhadoras. Essa cor passa imagem de tranquilidade e paixão ao mesmo tempo.

Verde é uma cor relaxante! Também cor de pessoas comunicativas, que representa estabilidade. A pessoa que gosta de verde tende a ser aberta, equilibrada, prestativa, responsável e simpática. Ideal para usar em momentos em que quer passar tranquilidade.

Rosa é calmante e aconchegante. Traz vitalidade juvenil e é geralmente usada por pessoas amorosas, românticas, artísticas, sensíveis, acessíveis, delicadas e refinadas. Ideal para ser usada em data romântica.

Marrom é a cor da humildade. É uma cor agradável que não transmite muita emoção. Tende a ser usada por pessoas educadas, confiáveis, estáveis, perseverantes e resistentes a mudanças.

Preto é cor de poder e mistério. A pessoa que gosta dessa cor tende a ser autoritária, dramática, chique, forte, formal e elegante. Cuidado, pode passar imagem inflexível. Ideal para encontros para dar um ar de mistério.

Branco é pureza! Cor da limpeza, é símbolo de entrega e tende a ser usada por pessoas expressivas, artísticas, inocentes, puras e fiéis. Ideal para ser usada quando se quer passar uma imagem de clareza.

Foto: Divulgação

Então, agora que você sabe a mensagem que cada cor passa, pode usar esse conhecimento a seu favor em vários momentos da sua vida para evolução da sua imagem pessoal e para comunicar ao mundo, todos os dias, quando vai mostrar quem você é e a que veio!

Porque essa é a graça da vida, ter a oportunidade todos os dias de passar essa mensagem, e isso acontece antes mesmo de você se quer abrir a boca, somente com suas escolhas e com a forma como as pessoas irão lhe ver e você vai se comunicar sem falar uma palavra!

Se você se interessa por esse mundo das cores e o poder que elas têm de comunicar, vem comigo!

Até a próxima, estilosas e estilosos!

A COLUNISTA
Chris Bueno é graduada em Design de Moda e pós-graduada em Moda, Comunicação & Marketing.
Com vivência de mais de 20 anos na indústria têxtil e de moda de Santa Catarina, iniciou sua carreira como costureira e modelista, trabalhando por quase 10 anos em produção têxtil.
Já graduada, conquistou a posição de estilista e posteriormente coordenadora de estilo de uma grande empresa do ramo.
Trabalhou em empresas como Sulfabril, Hering e Brandilli, desenvolvendo coleções para marcas de Private Label, como: Zara, Le Lis Blanc, M. Officer, Cantão e Siberian.  Além de grandes magazines como Renner, C&A e Riachuelo.
Atualizações na área são constantes participando de cursos, pesquisas, workshops, eventos e viagens. Cursos na área de imagem pessoal: consultoria de imagem, personal stylist, visagismo e semiótica, dresscode e comportamento empresarial, consultoria de imagem avançado, análise cromática e coloração pessoal básico e avançado.
Cursos na área de moda: produção de moda, pesquisa de tendências e coolhunting.
Atualmente é instrutora dos cursos da área de moda no Senac RJ, presta consultoria e faz palestras sobre os tema Imagem pessoal e empresarial.

error: Conteúdo protegido !