VASSOURAS
A Rio+Saneamento inicia nesta semana uma nova etapa das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário no município de Vassouras. As intervenções, que beneficiarão cerca de 3 mil moradores, consistem na instalação de 10 quilômetros de novas redes coletoras de esgoto e abrangem os bairros Residência, Grecco e Centro.
As novas redes permitirão que o esgoto gerado nesses locais seja transportado por tubulações exclusivas até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barão de Vassouras. A unidade tem capacidade para tratar, mensalmente, um volume equivalente a sete piscinas olímpicas. Após o tratamento, o efluente é devolvido ao meio ambiente dentro dos parâmetros legais.
As obras seguem o planejamento da concessionária como parte do projeto de universalização dos serviços de água e esgoto, em conformidade com o Marco Legal do Saneamento.
Segundo Gustavo Dias, superintendente de Engenharia da Rio+Saneamento, a iniciativa representa um avanço significativo para o município. “Essa obra faz parte de um planejamento estruturado de investimentos da concessionária. A cidade já começa a vivenciar uma nova realidade com as melhorias no saneamento. Um sistema eficiente de coleta e tratamento de esgoto não apenas preserva o meio ambiente, como também garante mais saúde pública, reduzindo os riscos de doenças de veiculação hídrica”, destaca.
Durante as obras, estão previstas interdições parciais em trechos das seguintes vias:
Centro: Av. Marechal Paulo Torres, R. Aldo Cavali, R. Álvaro Soares, R. Domingos Mota, R. Agostinho Souza Amaral, R. Lourival Bispo
Residência: R. Dr. Hélio Almeida Pinto, R. Irmã Maria Cândida, R. General Niemayer, R. Expedicionário Osvaldo, R. Pio XII, R. Orlando Santos
Grecco: R. Salvador M. Filho, R. Alberto de Souza Carvalho, R. Francisco J. Gonçalves
Além das frentes de trabalho, a Rio+Saneamento prepara uma campanha de sensibilização e comunicação com a população. As ações incluem a distribuição de materiais informativos, atendimento itinerante e orientações sobre a correta interligação dos imóveis à rede pública de esgoto. O objetivo é ampliar a conscientização sobre a importância do saneamento e garantir que os moradores usufruam dos benefícios proporcionados pela obra.