Roupa foi feita pra usar!

0

Pandemia acontecendo “e a gente tá como”? Louco pra voltar à rotina!

Mesmo sabendo que a “vida” não será mais igual, que acabamos adquirindo conhecimentos e cuidados que vamos levar para sempre e que a ela será dentro do “novo normal”!

Nesse “novo normal” também entra a nova visão que estamos tendo de consumo.

Depois do tempo que ficamos em casa, de parar para analisar e se deparar com a quantidade de “coisas” que temos, fica a pergunta: precisamos de tudo isso? E principalmente quando analisamos nossos guarda-roupas abarrotados!

Nesse período, em meu Instagram, coloquei muita gente para refletir sobre isso. Para realmente olhar tudo que tem e analisar peça a peça. Vou dar aqui algumas dicas: Não se precipite em fazer tudo em um dia só, faça essa análise do seu guarda-roupa com calma.

Selecione um “bloco” (tipo de peça, por exemplo, camisetas), vista cada uma, analise se veste bem, se está em bom estado; se você ainda se identifica com ela, se tem a ver com sua vida e estilos.

Se tudo estiver ok, continue com ela! Mas se não e você decidir por se desfazer dela, doe! Tem muita gente precisando!

Foto: Divulgação

Voltando a questão consumo, provavelmente você vai ter vontade de adquirir algo novo para sua vida, normal.

Porque mudou seu estilo, porque está fazendo mais home-office, porque esse período fez você refletir outras coisas, enfim, quando mudamos e evoluímos (ótimo!) buscamos algo que nos complete e mostre para o mundo essa nova pessoa, e até mesmo para você se reconhecer nesse novo momento.

A moda muda o tempo todo e está aí para ser nossa aliada nas nossas mudanças de estilo e de vida! Isso é a oportunidade bacana que a moda nos traz em cada coleção. Lógico que não é tudo que está na moda que você vai querer, ainda bem!

Mas tem coisas que quando vemos nas lojas em vitrines ou lançamentos, nos identificamos muito! E nessa hora temos que ter discernimento, é somente um desejo ou reconhecimento de algo belo ou realmente despertou seu estilo e fez aflorar aquela evolução e autoconhecimento. Quer dizer, é algo lindo, mas que não tem nada a ver com sua vida ou é lindo e vai traduzir muito quem você é tanto que você já tem no seu guarda-roupa várias peças para compor!

E lembrando que eu nunca falei para você não comprar! Mas sim para você pensar e analisar antes de comprar: preciso dessa peça? Tem a ver comigo e com minha rotina? Veste bem? É um produto de qualidade, tecido e modelagem são bons?

Comprar é um ato de posicionamento social e econômico! Olhe na etiqueta interna da peça se ela foi FEITA NO BRASIL, dessa forma você apóia a nossa indústria e nossa mão de obra! Compre de lojas próximas de você e faça o comércio da sua região crescer! Valorize o pequeno produtor, a costureira e o artesão, produtos feitos à mão é nosso luxo!

Foto: Divulgação

E se na hora da compra você ainda estiver com dúvidas, peça para deixar separado e saia da loja, dê uma volta, ou melhor, volte no outro dia e compre se ficou pensando na peça e viu que ela realmente te representa!

Neste momento não estamos podendo provar as peças nas lojas, se puder, leve para casa para provar e aí sim ter certeza que ela é tão maravilhosa quanto você pensou!

Aproveite para ver algumas outras peças que você já tem e que combinam com ela, lembra que quanto mais você conseguir combinar e usar, aí sim esse investimento terá valido a pena. Afinal, uma compra é investimento e precisa ter um retorno!

O retorno desse investimento em moda é satisfação na aquisição com o uso de várias formas e ocasiões diferentes e o principal, melhoria na sua imagem e consciência do efeito dela!

Foto: Divulgação

Outro mito de consumo que se criou é que pagar barato sempre vale a pena. E nem sempre vale.

Muitas vezes, o barato sai caro! Peças de valor muito baixo geralmente são quase descartáveis, com acabamento ruim, e de péssima qualidade e acabam sendo usadas somente uma vez. Isso não é uma regra, podem ter compras com preço bacana que super valem a pena, por estarem na promoção e até peças de brechó que aí sim são puro investimento e estilo!

Vou te ensinar uma maneira exata e fácil para calcular se uma peça valeu a pena o investimento (isso serve pra tudo, inclusive para acessórios também): divida o valor que você pagou a peça pela quantidade de vezes que usou. Isso mesmo! Por exemplo, uma peça de R$ 29,90 se você usou somente uma vez e descosturou ao lavar saiu “mais caro” que uma peça de R$ 120,00 que você usou cinco vezes, entendeu?!

E essa “conta” você já consegue fazer na hora da compra, é só pensar em quantas vezes você vai conseguir usar, em quais lugares e de quantas maneiras e looks diferentes. Pronto.

Foto: Divulgação

Portanto, roupa boa é a que entra na sua vida pra fazer parte dela de verdade!

Que te completa, que te mostra pro mundo como você pretende ser vistx!

Que é usada de várias maneiras e formas diferentes porque tem tudo a ver com você e seu dia a dia!

E por favor, não tenha vergonha de repetir roupa, pelo contrário! Isso é um preconceito antiquado e cafona.

Roupa foi feita pra usar!

Foto: Divulgação

A COLUNISTA
Chris Bueno é graduada em Design de Moda e pós-graduada em Moda, Comunicação & Marketing.
Com vivência de mais de 20 anos na indústria têxtil e de moda de Santa Catarina, iniciou sua carreira como costureira e modelista, trabalhando por quase 10 anos em produção têxtil.
Já graduada, conquistou a posição de estilista e posteriormente coordenadora de estilo de uma grande empresa do ramo.
Trabalhou em empresas como Sulfabril, Hering e Brandilli, desenvolvendo coleções para marcas de Private Label, como: Zara, Le Lis Blanc, M. Officer, Cantão e Siberian.  Além de grandes magazines como Renner, C&A e Riachuelo.
Atualizações na área são constantes participando de cursos, pesquisas, workshops, eventos e viagens. Cursos na área de imagem pessoal: consultoria de imagem, personal stylist, visagismo e semiótica, dresscode e comportamento empresarial, consultoria de imagem avançado, análise cromática e coloração pessoal básico e avançado.
Cursos na área de moda: produção de moda, pesquisa de tendências e coolhunting.
Atualmente é instrutora dos cursos da área de moda no Senac RJ, presta consultoria e faz palestras sobre os tema Imagem pessoal e empresarial.

error: Conteúdo protegido !