Moda & Estilo – Chris Bueno

0

Estou muito feliz em estrear esta coluna com vocês, porque nunca se falou tanto de moda!
As pessoas estão revendo conceitos e descobrindo que, sim, imagem é importante e faz parte do nosso dia a dia!
Com as redes sociais temos acesso a muita informação. Porém temos que saber filtrar e consumir conteúdos de fontes confiáveis. Afinal, internet aceita tudo!
Então pra começarmos, o que é ter estilo?
Todos nós nascemos com gostos particulares que vão sendo moldados ao longo do tempo, com os acontecimentos da vida. Este processo evolutivo vai transformando a nossa marca, a nossa imagem e a importância que damos para “isto” ou “aquilo”. Isso tudo acontece de forma dinâmica e se altera nas diversas fases de nossa vida, tanto pessoal como profissional, até porque somos seres em constante busca por conhecimento.
Há vários mitos em torno deste assunto sobre os quais lhe faço um convite para refletir.
Um deles afirma que as pessoas que são admiradas por seu estilo e bom gosto, já “nasceram” assim. Mas ninguém nasce “estiloso”!
Em primeiro lugar é de se concordar que ‘estilo’ todos têm. Mas um estilo ‘admirável’ é uma consequência da autoconfiança que somente o ‘autoconhecimento’ é capaz de forjar. E isso só pode ser alcançado por meio da prática diária, do conhecimento do meio e, principalmente, com discernimento de adequação. Porque não adianta de nada ser “estiloso” fora do contexto!

Há consultores que afirmam que estilo e moda não têm nada a ver! Mas minha experiência e vivência me fazem discordar deste entendimento.
Perceba que a cada três meses as lojas recebem novas coleções e propostas do que é tendência na indústria da moda (cores, modelagens, enfim, possibilidades mil de encantamento).
Estilo é identidade pessoal, o qual é composto por elementos que você usa para criar a imagem que quer passar para o mundo! Já a moda é aquela ‘pitada’ de novidade que estava faltando para você reforçar a sua imagem!
Isso não significa que você deve sair comprando tudo o que achar bacana, mas que, de tempos em tempos, é interessante você trazer um elemento novo para “reforçar” a sua identidade. Até porque, como já mencionei, nós evoluímos constantemente como pessoa. Portanto, nada mais natural que essa evolução acontecer com a ajuda da moda.

Outro mito que alimentamos quando pensamos em algo ‘fashion’, é achar que para se ter um estilo bacana, é preciso gastar muito dinheiro.
Para aqueles que ainda curtem comprar com frequência, os ‘fast fashions’ estão trazendo cada vez mais novidades de moda superatuais e com preço bem camarada. E para quem tem uma ‘pegada’ mais sustentável, uma forte tendência de comportamento são os brechós, que por este motivo, estão numa crescente bem significativa. Além de defender a bandeira de um consumo consciente, você tem a possibilidade de adquirir peças diferentes do atual contexto e superdescoladas.
Outra forma de fazer você ser percebido como alguém ainda mais “estiloso” é compor diversos ‘looks’ com a mesma peça. Aliás, isso é o suprasumo… Ser fashion, sustentável, ‘cool’ e econômico!

Falando de mitos que julgo que precisamos desconstruir, um dos maiores deles é pensar que somente pessoas consideradas chiques ou pessoas famosas, ricas e influentes podem chamar a atenção por estarem bem vestidas e arrumadas.
Com o perdão da palavra, esse pensamento é ridículo e ultrapassado!
Toda pessoa que tem o mínimo de respeito e amor próprio, goste de se arrumar, caprichar no look, enfim, cuidar de sua imagem pode ser admirada e percebida como ‘estilosa’.
Você deve estar pensando: “Chris, falando desse assunto em plena pandemia?” Então eu digo que esse assunto não é só sobre roupas, mas sobre o que ‘veste’ você!
Suas escolhas e o que te representa. Então, só deve se interessar por este assunto quem se ‘veste’, ok?!
Para pensar…
Até a próxima!

A COLUNISTA

Chris Bueno
Graduada em Design de Moda e pós-graduada em Moda, Comunicação & Marketing. Com vivência de mais de 20 anos na Indústria Têxtil e de Moda de Santa Catarina, iniciou sua carreira como costureira e modelista, trabalhando por quase 10 anos em produção têxtil.
Já graduada, conquistou a posição de estilista e posteriormente coordenadora de estilo de uma grande empresa do ramo.
Trabalhou em empresas como Sulfabril, Hering e Brandilli, desenvolvendo coleções para marcas de Private Label, como: Zara, Le Lis Blanc, M. Officer, Cantão e Siberian. Além de grandes Magazines como Renner, C&A e Riachuelo.
Atualizações na área são constantes participando de cursos, pesquisas, workshops, eventos e viagens. Cursos na área de Imagem Pessoal: Consultoria de Imagem, Personal Stylist, Visagismo e Semiótica, Dresscode e Comportamento Empresarial, Consultoria de Imagem Avançado, Análise Cromática e Coloração Pessoal básico e avançado.
Cursos na área de Moda: Produção de Moda, Pesquisa de Tendências e Coolhunting.
Atualmente é Instrutora dos Cursos da área de Moda no Senac RJ e presta Consultoria e faz palestras sobre os tema Imagem pessoal e empresarial.

error: Conteúdo protegido !