Retrospectiva: uma maneira de agradecimento

0

Quando chega dezembro, temos a tendência de fazer listas de desejos e de atitudes a serem tomadas no próximo ano. Nem sempre conseguimos colocar em prática todas as promessas. Mais do que desejar novas oportunidades, conquistas e realizações, precisamos tirar um tempo de retrospectiva. Não a da televisão, mas aquela sobre nossa evolução.
Depois de muitas restrições, limitações e incertezas por causa da pandemia do Covid-19, estamos mais próximos de ter uma comemoração. Tudo bem que ainda será necessário alguns cuidados de saúde, mas já será uma conquista festiva.
Estamos muito perto do fim de 2021. Mesmo assim, ainda podemos ter atitudes transformadoras para a nossa vida e a de quem está por perto. Melhor do que todos os presentes embaixo da árvore de Natal, será o ato de doar um pouco de si. São os pequenos gestos para com o próximo que farão a diferença.
Este foi um ano de ver resultados. O dinheiro das emendas destinadas foram entregues para as prefeituras e entidades da nossa região. Cidades receberam veículos para melhorar a segurança pública e o atendimento médico, equipamentos hospitalares e muito mais. Conseguimos, com uma audiência pública, dar mais segurança nas transações por pix e defender o direito dos idosos para que não sejam lesados por empréstimos fraudulentos.
Mesmo em ambiente remoto, aprendemos a buscar novas maneiras para melhorar a qualidade de vida da população. Posso dizer que nunca trabalhamos tanto. E é com alegria que faço essa constatação. Conseguimos avançar e fazer a diferença. Teremos mais 365 novos dias para muitas outras conquistas e realizações.
E usando a frase de Carlos Drummond de Andrade, termino este ano, já esperando por você para continuarmos a caminhar em 2022. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”.
Feliz Natal e Boas Festas!