>
a voz da cidade 970 x 150 px

Renato Cruz: uma história de superação

Por Andre
bnr am aniv barra mansa 970x150

Oi pessoal!
Na coluna desta semana vou contar um pouco da história de Renato Cruz, um paratleta que conheci no Sesi-SP e que hoje, assim como eu, defende as cores do clube paulista.
O paulista de 47 anos é casado com a Sandra e tem três filhos: Pedro, João e Ana. Em 2004, enquanto trabalhava no metrô de São Paulo, sofreu um grave acidente. Uma peça de 400 kg caiu sobre sua perna, que teve quer ser amputada.
A partir disso ele começou a viver uma nova realidade. Na época, sua filha mais nova tinha dois anos. Ele se tornou deficiente físico. No processo desconhecido da deficiência, ele passou a andar por um caminho que não conhecia, bem escuro. Teve muita dificuldade na comunicação, na época a internet era mais difícil.


Renato Cruz ao lado de Matheus Gonche – Foto: Divulgação

Renato se considera uma pessoa de muita sorte porque encontrou pessoas incríveis no seu processo de reabilitação. Ele passou a se envolver no processo de reabilitação e voltou ao trabalho no metrô. Quando voltou a trabalhar, foi ser companheiro de um grande amigo: João Bernardo das Neves, que era maratonista. Ele foi o primeiro que o incentivou na prática esportiva. Foi assim que começou no mundo do esporte.
Começou a fazer a caminhadas na rua, sem muita pretensão. Fez sua primeira corrida em 2008, que desconstruiu imagens que ele tinha dele mesmo e das incapacidades que a deficiência traz para o indivíduo. Foi assim que começou se apaixonou.
Em 2010 teve o convite para entrar no time do Sesi-SP. Fez o teste e migrou das provas de rua para as provas de velocidade. Começou sem muita pretensão, continuou com a carreira de eletricista até 2015.
Naquele ano se viu desafiado pelo seu treinador com a chance da conquista da sonhada vaga olímpica. Ele tinha uma carreira muito amadora, treinava de manhã e de tarde e noite, trabalhava. Ele percebeu que precisava mudar esse comportamento, foi quando pediu um afastamento da empresa pública.
Foi a partir daí que começou a se dedicar integralmente ao esporte. Na temporada 2015/2016 bateu o recorde brasileiro e fez os índices mínimos para conquistar a vaga. Foi assim que integrou o time paralímpico 4×100 para pessoas amputadas.
Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, correu ao lado de Yohansson Nascimento, Alan Fonteles e Petrúcio Ferreira e conquistou a medalha de prata no revezamento 4x100m rasos, sua primeira medalha paralímpica.
São histórias como esta que me inspiram a ser um atleta ainda melhor e correr atrás dos meus sonhos. Parabéns pela força e pelas conquistas Renato, torço muito por você!

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos