A preparação física na natação

0

Fala galera, na coluna de hoje o espaço é para o preparador físico do Sesi-SP, Eduardo Candiota, que falará um pouco da preparação física voltada para a natação. A natação é um dos esportes mais completos e ao mesmo tempo exigentes, no que se refere à condição física.

O fato de ela ser feita em um ambiente diferente ao que estamos habituados a ficar na maior parte do tempo, traz inúmeros desafios para atletas e treinadores. A preparação física na natação tem inúmeros pontos que precisam ser levados em conta.

Para que este artigo fique o mais didático possível, irei dividir a natação em provas de velocidade e resistência. Eu sei que cada uma delas, bem como os estilos, tem necessidades específicas.

No caso das provas de velocidade, as qualidades físicas mais importantes são a força, agilidade, coordenação e velocidade. Neste caso, precisamos trabalhar na preparação física com exercícios que dêem suporte para estas qualidades físicas. Além disso, temos que trabalhar fortemente com aumento da mobilidade articular. Na natação as “pernadas” são mais curtas e com uma mobilidade diferente do que na corrida. Neste caso, os exercícios usados devem ser focados neste objetivo.

Nas provas de resistência, a falta de fortalecimento é um dos principais fatores causadores de lesão. Por isso, antes de pensarmos em uma melhora no desempenho o atleta não pode deixar de fazer um fortalecimento geral adequado. Isso se dará através de exercícios estabilizadores e de força. O fortalecimento deve ser feito no primeiro momento, com exercícios pensados em estabilização e fortalecimento de grandes grupos musculares.

Na preparação física na natação, temos que preparar o corpo para diferentes situações. Isso vai preparar o corpo para diferentes estímulos e melhorará a forma de uma maneira geral. Por isso, por mais que você participe apenas de provas de longa distância, é fundamental trabalhar com diferentes cenários, como força e potência.

Outra dica é melhorar a força e a resistência do core. É de fundamental importância para nadadores. O complexo do core é muito utilizado na natação. Em provas de longa distância isso é ainda mais importante. Fortalecer adequadamente o core, é uma das bases para a boa preparação física na natação. Trabalhar com diferentes exercícios, alternando movimentos dinâmicos e estáticos, para todas as partes do core. Isso vai fazer com que o core estabilize os movimentos e torne o nado mais eficiente e econômico.

Não se esqueça de curtir minha página no Facebook: Matheus Gonche e de me seguir no Instagram: @gonchematheus. Todas as colunas publicadas Aqui no A VOZ DA CIDADE estão também no meu site: www.matheusgonche.com.br.

Até semana que vem!

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !