OSBM recebe Estefan Iatcekiw em concerto na Igreja Matriz de São Sebastião

0

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) apresenta nesta noite mais um concerto da Temporada 2018 e conta com uma participação especial. A orquestra, que será regida pelo maestro Vantoil de Souza, recebe o jovem pianista Estefan Iatcekiw, vencedor da competição do Programa Prelúdio 2017, da TV Cultura.

O evento acontece às 20 horas, na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro, em Barra Mansa, com entrada franca e classificação livre.

Para abrir o concerto, a orquestra executa ‘Batuque’, uma das obras mais conhecidas do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno, que deu a ele a fama de nacionalista ou ‘precursor do nacionalismo brasileiro’. Encerrando, acontece a apresentação de ‘Sinfonia No 6 op.60’, obra que marcou a produção musical do compositor tcheco Antonín Dvorák, sendo sua primeira publicada, embora não tenha sido a primeira que compôs.

O maestro Vantoil de Souza, que também é diretor artístico da OSBM, convida a população de Barra Mansa e das cidades da região para assistir ao concerto, destacando a oportunidade de conhecer um novo talento da música erudita brasileira. “Estefan é um músico bastante jovem e já com uma bagagem muito interessante. Destacou-se durante o Programa Prelúdio, emocionando quem acompanhou a competição, que é um incentivo para os jovens talentos do nosso país. Tenho certeza que será uma noite muito especial”, destaca.

O prefeito Rodrigo Drable também comenta sobre a oportunidade, principalmente para as crianças, de assistir ao concerto. “É muito importante para as crianças e jovens ter a oportunidade de ver onde a dedicação e o estudo podem levar. Em nossa cidade, com o Projeto Música nas Escolas, proporcionamos a eles esse contato com a música, com a cultura. Esse jovem certamente será uma inspiração para quem tem vontade de se dedicar à música”, disse ele.

O SOLISTA

Natural de Curitiba, Estefan Iatcekiw, de apenas 14 anos, é considerado um prodígio no atual cenário musical do Brasil. Venceu no ano passado o Programa Prelúdio, exibido pela TV Cultura, que reúne jovens talentos (instrumentistas com até 25 anos e cantores com até 28) em um programa de televisão que une a música erudita ao formato de show de calouros. O vencedor ganha uma bolsa de estudos de três anos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria, oferecida pela Embaixada da Hungria.

Premiado com 1º lugar no lV International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianist, na Alemanha, além do prêmio por melhor interpretação da obra de Rachmaninov, o jovem pianista vem desenvolvendo uma trajetória de destaque. Iniciou seus estudos de piano aos 5 anos de idade, aos 9 anos fez seu primeiro recital solo, vencendo desde então vários concursos nacionais, dentre eles o X e Xl Concurso Profª Edna Bassetti Habbith e o prêmio de Melhor Intérprete de Música Brasileira do compositor Villa Lobos, o concurso nacional Souza Lima com o prêmio de Hors Concours, Concurso Nacional Mackenzie e Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Participou da 32ª, 33ª e 34ª Oficina de Música de Curitiba, onde teve a orientação de professores de renome internacional como Olga Kiun, Robert Markham, Magdalena Lisak, Claudio Soares e Michal Karol Szymanowski.

Atuou como solista na Orquestra de Cordas da XXXlll Oficina de Música de Curitiba, sob a regência do maestro Reginaldo Nascimento, Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro Osvaldo Colarusso, Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob a regência do maestro Eliel Ferreira e Orquestra Prelúdio, sob a regência do maestro Júlio Medaglia. É aluno da professora Olga Kiun e teve aulas de teoria e harmonia com o maestro Osvaldo Colarusso.

Deixe um Comentário