>
a voz da cidade 970 x 150 px

Obras do 45º Salão da Primavera de Resende estão expostas no MAM

Por Andre
bnr am aniv barra mansa 970x150

As obras dos vencedores do 45º Salão da Primavera estão expostas no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende. A visitação pode ser feita até o próximo dia cinco, sempre de terça a sexta-feira, no período de 10às 19 horas, e aos sábados, das 14 às 18 horas. O MAM situado a Rua Doutor Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico de Resende. A entrada é gratuita. Visitação de escolas e grupo pode ser agendada pelo telefone telefones (24) 3360-6155 e 3360-4470, pelo e-mail [email protected].

O Salão da Primavera é realizado anualmente pela Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda de Resende (FCCMM) e do MAM, visando incentivar a produção das artes plásticas e torná-la acessível ao público, além de marcar as comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa de Resende celebrado no dia 29 de setembro. “O Salão da Primavera foi criado em 1950 para estimular e revelar a criatividade dos artistas plásticos radicados em Resende e em outros municípios. O Salão da Primavera é uma tradição e se tornou um dos mais importantes para a classe artística em todo o Brasil. Afinal, ele é um reconhecimento do artista que terá sua obra incorporada no acervo do Museu de Arte Moderna de Resende, que é o quarto de todo o Brasil e um dos mais antigos”, conta a museóloga Tatiana Avelino.

Este ano foram inscritos 145 trabalhos de 63 artistas, avaliados pelos jurados, a artista plástica, Gisele Ferreira; a crítica de arte e ex-diretora do MAM, Sônia Siqueira e o coordenador de projetos culturais, Rafael Fioratto. Os jurados decidiram pela seleção de 25 artistas, totalizando 43 obras, que participam da exposição.

PREMIAÇÃO

O júri conferiu os prêmios de aquisição e menções-honrosas. O Prêmio Altamiro Pimenta, outorgado pela prefeitura de Resende, foi oferecido para Tatiana Clauzet, pelo conjunto de três obras em pintura acrílica sobre tela: A Gralha Azul e a Araucária; O Sabiá e a Canela e O Tucano e o Jussara.


Já a artista Juliana Pimenta Bernabó recebeu o prêmio Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda pelos seus três trabalhos inscritos em ténica aquarela e tinta spray: Ponto de vista: salto, Ponto de vista: relax e Ponto de vista: yoga. Enquanto que a obra em técnica mista com pintura “Dompa Resendense”’, de Joaquim Correa Pereira recebeu, o Jotape, o Prêmio Engenheiro Eitel Cesar Fernandes, oferecido pela Câmara de Vereadores de Resende para um artista nascido ou radicado na cidade.

Para as menções-honrosas foram escolhidos os artistas plásticos: Ana Branco com a obra feita em aquarela e nanquim sobre papel intitulada “Atenção; Cazoba, com a pintura em acrílica sobre metal e madeira “Olhar Vermelho”; Davi Pereira, mais conhecido como Davi.nci, com a obra multimídia “Eu quero Tudo”; Gabriel Lemos, com as pinturas em técnica mista “Chegada”, “Ventania” e “Espera” e Paulo Hutmacher, com a fotografia “Cravo.

A presidente da Fundação Casa de cultura Macedo Miranda, Denise de Assis, disse que a escolha dos premiados foi criteriosa. “Os trabalhos escolhidos mostram a variedade e amplitude das artes plásticas na região. A escolha foi difícil e criteriosa e é assim que deve ser, já que as obras vão fazer parte do acervo do Museu de Arte Moderna, tornando-se patrimônio da cidade”, relatou Denise.

MULTIMÍDIA

Uma das obras que ganhou Menção Honrosa e tem feito maior sucesso é a criação multimídia do artista resendense Davi Pereira, intitulada “Eu quero Tudo”. O público que for até o MAM tem que interagir com o quadro que passa um vídeo de 55 segundos. O vídeo relata a política, questões sociais e a ganancia do homem no mundo. “Esta é a obra que mais chama atenção do público. A princípio ele olha para o quadro e não sabe do que se trata. De repente ele assiste o vídeo e compreende a obra e o que o artista plástico quis passar para o expectador”, conta a museóloga Tatiana Avelino.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos