Exposição, que acontece no Espaço Cultural da Câmara de Vereadores, reúne 18 obras dos 12 artistas plásticos vencedores do Prêmio Eitel Cesar Fernandes
Quem quiser conhecer as obras dos artistas plásticos de Resende vencedores do Prêmio Engenheiro Eitel Cesar Fernandes, oferecido pela Câmara de Vereadores da cidade para um artista nascido ou radicado no município, não pode perder a exposição “Retrospectiva – 44 anos do Salão da Primavera”. A mostra acontece no Espaço Cultural do saguão da nova sede do Legislativo, situado na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico. A visitação pode ser feita até o próximo dia 31, de segunda a sexta-feira, no período das 12h às 18 horas. A entrada para a exposição, que é feita por meio de uma parceria da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda com a Câmara Municipal por meio do programa Câmara Cultural, é gratuita.
A exposição reúne 18 quadros de 12 artistas plásticos que foram os vencedores do Prêmio Engenheiro Eitel Cesar Fernandes oferecido pela Câmara de Vereadores de Resende para um artista nascido ou radicado na cidade, vencedores do Salão da Primavera – concurso nacional de artes plásticas promovido pelo Museu de Arte Moderna de Resende. Entre os artistas plásticos estão expostos quadros de pinturas acrílicas sobre óleo e óleo sobre tela, aquarela, serigrafia, bico de pena, arte digital e fotografia. Entre os artistas que estão expondo estão: Álvaro Almgren; Antonelli; Aprígio; Bea Machado; Caloga; Felícia Monteiro de Barros; Gelson Marlloca; José Carlos Andrade; Juliana Melo; Reginald Miranda; Tiago Gomes e Wilson Anastácio.
Para o presidente do Legislativo, o vereador Roque Cerqueira (PDT) a exposição visa levar até o público as obras dos artistas plásticos vencedores do Prêmio Engenheiro Eitel Cesar Fernandes nos últimos anos do Salão da Primavera. “Além de fazer uma retrospectiva, o intuito da exposição é aproximar o público das obras que se destacaram em um concurso nacional e de peso como é o Salão da Primavera”, disse o parlamentar, lembrando ainda que é uma forma de homenagear os artistas de Resende.
Cerqueira também lembrou que o Espaço Cultural da Câmara de Vereadores é mais um local aberto para as manifestações culturais do município. “É uma satisfação poder oferecer atrações culturais gratuitas e de qualidade à população de Resende, que ainda carece de mais opções de lazer e atividades culturais”, disse o presidente da Câmara.
A realização da mostra faz parte do Programa Câmara Cultural. Com 14 anos de existência, o programa Câmara Cultural visa oferecer ao público uma programação variada e gratuita, incluindo exposições de artes plásticas, palestras de cunho educativo, exibição de filmes e apresentações musicais.
SALÃO DA PRIMAVERA
O Salão da Primavera é realizado anualmente pela Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda de Resende (FCCMM) e do MAM, visando incentivar a produção das artes plásticas e torná-la acessível ao público, além de marcar as comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa de Resende celebrado no dia 29 de setembro. “O Salão da Primavera foi criado em 1950 para estimular e revelar a criatividade dos artistas plásticos radicados em Resende e em outros municípios. O Salão da Primavera é uma tradição e se tornou um dos mais importantes para a classe artística em todo o Brasil. Afinal, ele é um reconhecimento do artista que terá sua obra incorporada no acervo do Museu de Arte Moderna de Resende, que é o quarto de todo o Brasil e um dos mais antigos”, conta a museóloga Tatiana Avelino.
No Salão da Primavera são ofertados prêmios de aquisição e menções-honrosas. O Prêmio Altamiro Pimenta, outorgado pela prefeitura de Resende; o Prêmio Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM) e o Prêmio Engenheiro Eitel Cesar Fernandes, oferecido pela Câmara de Vereadores de Resende para um artista nascido ou radicado na cidade.