Com o objetivo de contar a história da primeira reserva ambiental do país através de imagens, o Galeria de Arte UBM Clécio Penedo, do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) recebe a exposição ‘ Parque Nacional do Itatiaia: 80 anos educando para a vida’.
A mostra, que tem curadoria do professor e biólogo Luiz Sérgio Sarahyba, reúne 37 peças entre fotografias e um vídeo institucional que apresentam um pouco da diversidade, como a vida animal e a vegetação, da unidade de conservação. A exposição segue aberta até o próximo dia 8 de setembro. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 16 às 21 horas, no campus Barra Mansa. A entrada é franca e a classificação é livre. A mostra seguirá para Galeria de Arte do Campus Cicuta.
De acordo Sarahyba, o acervo possui obras de vários artistas nacionais, além de informações dos projetos educacionais e das belezas naturais do parque que foi fundado em 1937. “Quando comecei a preparar essa mostra, quis retratar toda a história e riqueza do parque. Então, procurei selecionar imagens como algumas bandeiras da reserva, que são espécies de extinção, atrativos naturais, o envolvimento do aspecto geológico com a comunidade, tem um pouco de cada essência do parque. A ideia é que quem já conheça o PNI queira voltar e quem não conheça queira ir. Essa exposição é um convite à história e eu espero que ela seja um gatilho para essa motivação de irem ao parque”, destaca Sarahyba.
Para o diretor de extensão e educação continuada, Luis Fernando Vitorino, a ideia de trazer a mostra para dentro da instituição reforça a oportunidade para que os alunos e os próprios visitantes possam ter uma aproximação direta com a nossa história. “O UBM sempre teve uma relação muito próxima com o Parque Nacional, já que nós fazemos parte do Conselho Consultivo da reserva. Quando surgiu a proposta, nós não pensamos duas vezes. Para os nossos alunos, assim como para os visitantes, isso é fantástico, porque é uma excelente oportunidade de conhecimento. Muitos aqui na região não conhecem ou não têm ideia do que o PNI representa para o país e para o mundo e, com essa mostra, terão a chance de conhecer um pouco mais da história”, falou.
Estudante do 10º período de Psicologia, a universitária Isabela Rodrigues Campos esteve na abertura e se encantou com as imagens. Segundo ela, apesar de já conhecer o Parque Nacional do Itatiaia, a exposição serviu para apreender um pouco mais sobre a história da reserva. “Já estive no Parque uma vez, mas não sabia da existência de tantos animais como eu pude ver hoje na mostra. É muito legal essa iniciativa de trazer essa exposição pra dentro da instituição, porque aqui podemos ter o contato, conhecer mais sobre essa riqueza que fica tão pertinho de nós, mas que às vezes passa despercebida por conta da correria do dia a dia. Então, ter essa vivência, mesmo que seja através de fotografia, já deixa o nosso dia mais feliz”, falou.