ANGRA DOS REIS
Angra dos Reis recebe no próximo fim de semana o Festival Música Daqui (MuDa). A iniciativa acontece entre os dias 20, 21 e 22 de dezembro no cais Santa Luzia. Toda a programação é gratuita. A organização é do Coletivo Angrense de Cantantoures (CAnCanta).
Segundo o músico Bruno Pérez, um dos organizadores do evento, a ideia principal é promover um ambiente de troca entre músicos de diferentes cenas musicais da região. “O festival estimula, também, a criação de uma cena unificada além de reunir o público do Sul Fluminense interessado em música autoral independente. Pretendemos promover várias edições, cada uma em um novo município ou região, trabalhando sempre a música autoral”, aponta.
Para ele, um grande número de artistas estão em atividade na região, alguns com discos lançados, poucos destes com alguma projeção e a grande maioria ainda buscando seu espaço dentro e fora de seus municípios. “Pensando na fruição destes artistas e na interação da cena autoral Sul Fluminense, nasce o MuDa”, comentou.
O organizador destaca que durante o festival Música Daqui serão apresentados mais de cinquenta musicistas e compositores, nascidos ou residentes na região com seus respectivos trabalhos autorais. “O projeto abre a oportunidade para músicos iniciantes, para os que estão construindo uma carreira e também para aqueles que já possuem uma carreira consagrada na região, mas se mantém artisticamente de maneira independente”, destacou Pérez.
Festival é promovido através do edital do Fundo Municipal de Cultura
O evento, com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, é o primeiro projeto executado via edital do Fundo Municipal de Cultura de Angra dos Reis.
O edital 1 do Fundo de Cultura liberou mais de R$ 300 mil para a realização de 9 projetos: MuDa; Concurso de Contos Alípio Mendes; Mapeamento e Difusão do Acervo Arqueológico Municipal; Capacitando com Arte; Teatro Cidadão; Circulação Borra de Café; Pintando e Bordando Angra; Visões Periféricas; e Encontro de Cultura Popular na Ilha Grande (Encult). Atualmente, um segundo edital está em fase de conclusão. Serão mais R$ 120 mil que ajudarão novos projetos.
Dentre os critérios de avaliação e seleção dos projetos, está o fortalecimento da cultura local, a capacidade do projeto para gerar outras ações a partir de seus resultados, inovação quanto à plataforma (meios) de circulação do produto ou serviço cultural, impacto socioeconômico e cidadania (transformação sociocultural e diálogo com a comunidade).
PROGRAMAÇÃO
Dia 20- sexta-feira-18 horas
Daniel Guimarães
Rafael Bordão
Pedro e Preta Belle
Bárbara Castilho
Daniel Cavalcanti e Gabriel Sater
Xerelete
Coletivo Novo Som
PC Castilho
Dia 21- Sábado- 17 horas
Maurício Macuco
Sobrevivente Sapiente
Davi Viana e Ventos do Mar
Kafofo Gang
Haladar
Pérez
Piramidal
Sereno
Thiago Elniño
Dia 22-Domingo- 16 horas
Heitor Santiago
Feito Café
Zampaglione
Mundiá Carimbó
Litoral Soul
Xoxote
El Efecto