VOLTA REDONDA
Quem nasceu na década de 1970 sabe muito bem do sucesso que fez o boneco Playmobil. Até hoje, o brinquedo continua atraindo adultos e crianças. E para comemorar os 45 anos do brinquedo, foi montada a Expo Memória Playmobil, que foi aberta na quarta-feira, dia 8, e pode ser visitada até o próximo dia 22, na Praça de Eventos, do Piso S, do Sider Shopping, em Volta Redonda, com entrada gratuita e classificação livre.
A visitação acontece de segunda a sábado, de 9 às 21 horas e domingo de 14 às 20 horas.
O boneco é pequeno, mede apenas 7,5 cm de altura, mãos em forma de ‘U’, cabelo destacável da cabeça e um belo sorriso no rosto. Como o boneco Playmobil atrai ‘amantes’ de todas as idades, para festejar a data de aniversário em alto astral, os colecionadores brasileiros apresentam a Expo Memória Playmobil.
A mostra é uma realização da Igreja Batista Central de Volta Redonda e Centro de Memórias Pastor Walter Bayllis McNealy.
SUCESSO
O filme do Playmobil foi lançado no fim do ano de 2019 e foi um sucesso de público, assim como já está sendo a Expo Memória Playmobil em Volta Redonda. “Para a Expo Memória ser realizada no Sider Shopping, foi planejada durante quatro meses, cada espaço foi pensado. Desde localização de cada ambiente como cores para harmonizar e fazer adultos e crianças viajarem no tempo e na imaginação”, destacou a assistente de curadoria da exposição Thayane Paiva, formada em Belas Artes.
Na mostra, painéis contam a história e a evolução do brinquedo no Brasil e no mundo, enquanto vitrines expõem peças antigas e atuais, caixas nacionais e estrangeiras, e uma pequena cidade chamada Nova Esperança, uma grande ‘cidade Playmobil’, na qual os bonequinhos aparecem em cenas da vida cotidiana. Além de outros espaços montados cuidadosamente com uma grande riqueza de detalhes.
OBJETIVO DA EXPOSIÇÃO
O professor, historiador, bibliotecário e colecionador das peças expostas pela Expo Memória Playmobil, Lucas Barbosa, destacou que o maior objetivo da Expo Memória Playmobil, é trazer uma experiência nostálgica, histórica, pedagógica, lúdica, social e comemorativa por se tratar de uma mostra alusiva as comemorações dos 45 anos do brinquedo Playmobil.
Lucas Barbosa explicou ainda que será uma exposição temporária onde o objetivo é alcançar o grande público e mostrar que o Playmobil vai além de um simples brinquedo que tem admiradores em todo mundo. “Queremos contar a história utilizando uma linguagem de fácil entendimento pelo público desde a crise do petróleo nos anos 20 até o lançamento do Playmobil no ano de 1974 na Feira Internacional de Brinquedos de Nuremberg na Alemanha, através da criação do desenhista industrial Hans Beck “Pai do Playmobil” até os dias de hoje”, explicou.
CRIADO NA ALEMANHA
O brinquedo Playmobil foi criado em 1974 na Alemanha, pelo alemão Hans Deck e hoje reúne milhões de fãs no mundo todo. Os bonequinhos chegaram ao Brasil em 1976 e de lá pra cá tem sempre uma criança que curte os bonequinhos.
A mostra encanta crianças e adultos. É uma grande variedade. São milhares de peças divididas em diferentes cenários. Há na exposição peças raríssimas, como a igreja e o hospital que nunca mais foram fabricados. Há ainda peças que vieram de outros países como Argentina, Grécia, Alemanha e o correio, que veio da França.
COMO TUDO COMEÇOU
No ano de 2013 o então Plano de Leitura da Biblioteca Escola e Centro de Memórias Pastor Walter Bayllis Mc Nealy, desenvolveu o Programa de Interiorização e Dinamização do espaço a fim de idealizar e promover exposições de variados assuntos de acordo com as mais diversas áreas do conhecimento e consequentemente mostrar que a biblioteca é um lugar de conhecimento, descoberta, contemplação e preservação da memória. Logo, foi criada a Expo Memória Playmobil que inicialmente foi desenvolvida em sua sala acervo. Agora, a cidade Playmobil Nova Esperança está maior e mais moderna, com mais habitantes e com uma enorme vontade de comemorar de forma alegre e contagiante os 45 anos de criação do Playmobil.