‘Por quê não desenvolver um documentário sobre alienígenas, outros mundos e viagens no espaço ouvindo os idosos de alguns asilos?’ A partir dessa pergunta, Don Roternan diretor criativo da agência Madame Chaplim começou a elaborar o documentário ‘Contato Imediato de Terceira Idade’. O lançamento do primeiro episódio está previsto para a primeira quinzena do mês de agosto/2018, no canal da produtora no Youtube e suas redes sociais. Em 2019, o documentário começará a participar de vários festivais de cinema nacionais e internacionais.
Segundo Roternan a ideia do documentário surgiu pelo contato constante que tem com os assuntos sobre ufologia, extraterrestres, vidas em outros planeta. “Gosto dessa temática e tudo que envolve essa atmosfera misteriosa e fascinante e também pelo reconhecimento da falta de opiniões de pessoas mais idosas consideradas marginalizadas pela sociedade nos materiais que consulto e nos vídeos que assisto. Todos vão visitar os idosos, mas ninguém pergunta a opinião deles sobre determinados assuntos, essa é a questão. Sempre tive uma relação muito forte com a mendicidade, estou sempre em contato com pessoas que vivem na rua, conversando com idosos e visitando sempre que possível alguma instituição. Era uma ideia na cabeça, uma vontade no coração e o objetivo para conclui”, explica.
Os trabalho foram iniciados na Vila Vincentina, no bairro Ano Bom em Barra Mansa, que desde o início vem colaborando de maneira positiva e solicita em todas as gravações. “Mesmo diante de todas as dificuldades que a instituição passa, sempre manifesta inteiro interesse em cuidar e alegrar os pacientes nos dias em que gravamos. O asilo hoje passa por uma necessidade emergencial de doações de fraldas geriátricas ‘G’ e materiais para curativos. Queremos desenvolver o institucional também, mostrar o outro lado, mostrar a realidade de uma forma indireta e direta, fazer campanhas e ajudar”, citou.
A ideia, de acordo com Roternan, é ouvir tantas histórias, tantas experiências de vida e principalmente a perspectiva dos velhinhos sobre o que acredita ser verdade ou não a respeito de seres extraterrestres tem sito surpreendente e gratificante. “Acredito que este documentário contribui para sociedade como um lembrete da capacidade de imaginação e pensamento dos esquecidos e ignorados pelo governo, população e às vezes até familiares. Situação esta, da maioria dos idosos no Brasil, de acordo com o relato do diretor do asilo. O documentário foi gravado em meados do ano passado, alguns, idosos, faleceram, fica uma lembrança boa para a família”, destaca.
Roternan
Há 14 anos no mercado criativo, possuo experiência nos principais veículos de mídia: impresso, digital, rádio, televisão e cinema, atuando sempre nos mercados do Sul-Fluminense, Rio de Janeiro, São Paulo e agora ganhando o sul do país.
Certificado em Direção de Fotografia pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo, Produtor e Roteirista de Cinema pelo Instituto de Cinema / Operahaus – SP e extensão em Roteiro com David Mamet – (Os Intocáveis, Hannibal). Proprietário da recém criada Madame Chaplim, produtora que tem como principal foco a assessoria para artistas de diversas áreas (músicos, escritores, atores, modelos, fotógrafos e futuros cineastas).
Natural de Barra Mansa – RJ.
Redes
https://www.facebook.com/madamechaplim/
https://www.youtube.com/channel/UCDONGCUwCxWue22aAppAZGA