Fotografias, produzidas por pessoas com deficiência visual, podem ser conferidas na exposição fotográfica, até o próximo dia 24 na Galeria Pop Up Store, no piso S, do Sider Shopping, em Volta Redonda. Permitir que pessoas com deficiência visual tenham a oportunidade de mostrar como enxergam o mundo onde vivem por meio de fotografias. Esse é um dos objetivos da mostra que foi aberta ontem como parte do Projeto ‘Além da Visão: Fotografando 2017’, ação realizada pela Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha em parceria com fotógrafos da cidade do Aço.
Durante a abertura da exposição, realizada na noite de quinta-feira, 14,
diretora da instituição, Vera Lúcia Ferreira Cruz, falou da importância do projeto. Explicou que, o fato de a pessoa ser deficiente visual não quer dizer que não tenha percepção do que está ao seu redor. Disse ainda que, um trabalho com fotografias é uma oportunidade para expressar a criatividade e a inclusão social.
A diretora lembrou ainda que, a fotografia é a forma de a pessoa cega comunicar as suas percepções sobre o mundo ao seu entorno e despertar a consciência do público sobre a sua realidade. Disse também que, durante nove dias, quem passar pelo shopping poderá conferir as fotos produzidas pelos alunos com o apoio dos fotógrafos que abraçaram o trabalho. Segundo Vera, as imagens expressam a forma diferenciada como os participantes vêm o mundo e prometem encantar os espectadores. Por isso, acha que o apoio de profissionais experientes foi fundamental para a realização do projeto.
A idealizadora do projeto ressaltou que, pensando que as pessoas cegas podem e devem ter essa oportunidade de fotografar, se forem motivadas e capacitadas para isso, uma parceria foi firmado com fotógrafos renomados de Volta Redonda. Cada profissional, segundo ela, apadrinhou um estudante, possibilitando a concretização desse sonho, como Antônio Calino, que está no mercado de produção de vídeos e fotos há 50 anos. Como um dos padrinhos da exposição, ele fala da satisfação de participar desse trabalho. Para ele, é muito gratificante. “Nós, fotógrafos, aprendemos muito com os alunos, principalmente a enxergar com os olhos do coração”, comemorou Calino durante a abertura da exposição.
Quem também agradece a oportunidade de ajudar a disseminar a arte, é a gerente de Marketing do Sider, Camile Teixeira. Destacou que, o Sider está de portas abertas, especialmente para um projeto tão rico que tem como objetivo a inclusão social e a valorização da arte. Ela ainda convidou todos os clientes para visitarem a exposição. Disse que ninguém pode perder.
A mostra é composta por mais de 40 fotografias, todas com legendas também em braile.
PARTICIPANTES DO PROJETO ALÉM DA VISÃO
FOTÓGRAFOS ESTUDANTES / PROFISSIONAIS
Carlos Caldeira Walmir Henrique de Souza
Antonio J. M. Calino Clarice Luiz Sales
Meire Rose de Souza Defante Carmem Lúcia Rosário
Romildo Victorio Nádia Batista Moreira
Wallace Feitosa Anália Aparecida dos Santos Vidal
João Marcos Coelho Arnaldo Jacinto Filho
Marcos Ibio Anderson Moura Avelar
Diego Roberto da Silva Bruno Marcondes Guimarães
Francisco Contê Dionei da Silva Machado
Josiene de Souza Edma Pires Macedo da Costa
Lidiane Camilo Emes Maria dos Santos Costa
Antônio J. M. Calino Fernando Vieira
Leonardo Avelino João Vitor Oliveira Sarmento
Heleno Stefanon Mario Jorge dos Santos Silva
Márcia Elisabete Celeste Penha de Sousa e Paulo Sérgio
Franciene Horst Andréia Maria Silva
João Marcos Coelho Maria de Lourdes Zeferino
Antônio J. M. Calino Margareth Sabará Honório
Antônio J. M. Calino Vilma Lúcia Dias Camilo
Flávia Guimarães Defante Adriam Philipe da Silva Laurindo