RESENDE
A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, em Resende, explora o clima de Natal e mantém até o fim deste mês através do projeto ‘Arte na Capa’, no Museu da Imagem e do Som (MIS), a edição ‘Canções de Natal’ com capas de discos de vinil com temas natalinos.
Mensalmente, o MIS desenvolve o projeto que expõe capas de discos de seu acervo, valorizando a história fonográfica do Brasil e do mundo, artistas nacionais e estrangeiros, e principalmente a fotografia impressa nas capas.
Na última exposição do ano, a coordenação do museu selecionou 28 capas para celebrar o Natal.
A capa mais antiga em exposição é a do disco ‘Christmas in Brazil’, (1958), com o Coral das Meninas da Casa de Lázaro. A organização da mostra também contempla as décadas de 1960, 1970 e 1980, com trabalhos de artistas como Paul Mauriat, Luis Bordon, Karl Richter, Kenny Rogers e Dolly Parton, entre outros.
Para o presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, a relação que o público tem com os antigos discos de vinil é uma mistura de nostalgia e encantamento. “Percebemos as reações do público nas visitas diárias no MIS. Os mais velhos relembram saudosos e as crianças e adolescentes ficam encantados com a antiga tecnologia”, explica Zaidan.
A exposição ‘Arte na Capa – Canções de Natal’ poderá ser visitada durante todo o mês de dezembro, de segunda a sexta, das 12 às 18 horas. O MIS funciona na Casa da Cultura, na Rua Luiz da Rocha Miranda, 117. A entrada é gratuita.