TurisAngra projeta lotação na rede hoteleira durante o feriado prolongado

0

ANGRA DOS REIS

O feriado prolongado da Proclamação da República nesta quinta-feira, dia 15, atrelado ao Dia da Consciência Negra, na próxima terça-feira, dia 20, deve movimentar a rede hoteleira da região de Angra dos Reis. Segundo dados da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), a expectativa é que nesta quase semana de folga o fluxo de turistas eleve a taxa de ocupação em 80%.

Segundo João Willy, presidente da TurisAngra, a taxa de ocupação nos meios de hospedagem de Angra dos Reis, incluindo a Ilha Grande, vem crescendo. “No último feriado (Finados) ficou acima dos 75% e a previsão para este feriadão da Proclamação da República é de que ultrapasse os 80%”, comenta, citando atividades possíveis aos turistas no município neste fim de semana como o Angra Rock. “Além das belas praias, trilhas e cachoeiras que os turistas podem visitar durante o dia, de noite há bares e restaurantes, onde é possível curtir uma boa música ao vivo e se deliciar com uma gastronomia especial. Neste feriadão ainda será realizado um evento especial, o Angra Rock. Realizado pela Prefeitura de Angra, através da TurisAngra, vai acontecer entre os dias 15 e 17 deste mês, no Cais de Santa Luzia, no Centro”, informa.

O Angra Rock tem como atração principal nesta quinta-feira, 15, o ícone do blues, Big Gilson. Na sexta-feira, 16, quem se apresenta é Gabriel Silva, participante do programa da TV Globo, The Voice 2014. Valério Cazuza vai fechar o evento no sábado,17. Ele subirá ao palco para interpretar os principais sucessos do ídolo da MPB.

RENDA E EMPREGO

Segundo a TurisAngra o setor de turismo é fundamental para a economia local. Para João Willy o turismo é um dos principais meios para se criar empregos na cidade. “Estamos entrando no período de alta temporada e com isso a rede hoteleira, os bares e restaurantes irão contratar mais funcionários para atender aos turistas e veranistas que prometem lotar a cidade no verão. Um exemplo claro de como o turismo pode alavancar a economia do município é com a parada dos navios transatlânticos. Nesta temporada, que terá início no dia 9 de dezembro e se encerrará em 15 de abril, Angra dos Reis receberá 46 transatlânticos”, ressalta o presidente da TurisAngra.

Sobre os transatlânticos, a TurisAngra conseguiu ampliar a quantidade de paradas no Centro da cidade de duas, no ano passado, para oito nessa nova temporada. “Em cada uma das paradas, que acontecerão no Centro e na Vila do Abraão, na Ilha Grande, serão cerca de 3.500 pessoas circulando e consumindo, o que vai ajudar a fomentar a economia da cidade”, explica Willy.

PRAIAS

E o turista terá muitas opções para curtir as praias. Segundo o mais recente Boletim de Balneabilidade de Praias emitido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no fim de outubro, das 20 praias no município seis possuem trechos que estão em condição considerada imprópria: Bomfim (próximo ao píer), Jacuecanga (próximo ao final da praia), Enseada (centro da praia, próximo ao píer), Frade (em frente à Escola Reunidas Dias Lima), Retiro, Bexiga e Itinga (todas na área central da praia). E seguem sem qualquer observação quanto à balneabilidade, as praias Praia Grande, Leste, Brava, Mambucaba, Gordas, Costeirinha, Garatucaia, Pontal, Éguas, Biscaia, Figueira, Laboratório e Vermelha.

Segundo o Inea, o boletim adota como consideração que o observador está de frente para o mar. A orientação também é para que o banhista evite o banho de mar nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas e próximo a saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem.

error: Conteúdo protegido !