Aciap BM discute projetos de infraestrutura para município receber empresas

0

BARRA MANSA

A Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap BM) recebeu secretários municipais para continuar o debate pertinente ao setor produtivo do município, iniciado no mês passado. O encontro realizado no dia 12 aconteceu durante a reunião semanal da diretoria da entidade e contou com a presença de Vinícius Ramos, secretário de Governo; Agnaldo Raymundo, secretário de Desenvolvimento Econômico; Eros dos Santos, de Planejamento Urbano; e Adilson Delgado Rezende, secretário de Administração Pública. Além disso, estiveram presentes os empresários Luiz Alexandre Carvalho e Fernando Moreira, proprietários interessados em contribuir com seus terrenos para o desenvolvimento de Barra Mansa.

De acordo com a presidente da entidade, Denyse Singulani, é de interesse da Aciap BM mediar uma possível parceria entre os proprietários e a prefeitura, de forma a preparar as áreas para a chegada de empresas à cidade. “Inicialmente, havíamos convidado os secretários para mostrar o que observamos como uma problemática na cidade: a diminuição do nosso parque industrial em comparação às cidades vizinhas. A questão da falta de terras disponíveis foi levantada e, por isso, desta vez, convidamos alguns proprietários que têm interesse em negociar seus terrenos para que empresas possam se instalar”, disse Denyse.

Um exemplo disso é o empresário Fernando Moreira, que já havia doado uma área de 220.000m² para a implantação do Centro Tecnológico do Sul Fluminense, às margens da Rodovia Presidente Dutra. Segundo ele, a área ainda está disponível, seja para a construção do centro quanto para o estabelecimento de uma nova empresa. “Estou comprometido com o desenvolvimento industrial e tecnológico da cidade. No entanto, para tanto, é necessário que a prefeitura consiga infraestrutura para aquela região”, declarou Moreira.

O terreno em questão, localizado nos limites entre Barra Mansa, Volta Redonda e Piraí, ainda não conta com infraestrutura necessária para receber um empreendimento. De acordo com projetos realizados no passado, é preciso construir rede de distribuição de água e também um acesso pela Rodovia Presidente Dutra. Este é, segundo Eros dos Santos, secretário de Planejamento Urbano, um dos principais desafios que a cidade enfrenta no que diz respeito ao desenvolvimento industrial.

Como conclusão do encontro, ficou definido entre os presentes que os próximos passos para promover o desenvolvimento industrial do município são: mapear as áreas disponíveis para negociação, iniciar a solicitação de instalação de uma rede de distribuição na área pertencente ao empresário Fernando Moreira e dar início à parceria entre a prefeitura e o Codin. “Tudo o que desejamos é promover cada vez mais desenvolvimento e qualidade de vida para a cidade”, finalizou Denyse.

error: Conteúdo protegido !