Professora da Smel destaca benefícios da prática do yoga, atividade oferecida gratuitamente na Estação Cidadania

0

 VOLTA REDONDA

No dia 21 de junho é comemorado o Dia Internacional do Yoga, uma prática milenar de exercícios físicos e mentais que traz benefícios à saúde, interligando corpo e mente. Em Volta Redonda, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) oferece gratuitamente aulas da modalidade na Estação Cidadania, no bairro Vila Rica/Tiradentes, com a professora Ayla Moreira Campos.

Segundo a professora, o yoga trabalha tanto com a parte física do corpo quanto mental e emocional. “O foco na respiração ajuda a acalmar a mente e, com a prática, pode trazer o controle mental. A prática como um todo ajuda no equilíbrio, na flexibilidade, no relaxamento, diminui a ansiedade, melhora o humor e o sono”, destacou.

Vagas preenchidas

A professora comentou que as vagas para a atividade estão preenchidas. Atualmente são 35 alunos e outros 45 estão em uma lista de espera. Na Estação Cidadania, os alunos praticam o ‘Hatha Yoga’, sendo uma das técnicas da prática, dando ênfase na postura, respiração e meditação.  “Na Estação Cidadania temos uma prática de meditação e duas aulas de yoga com posturas. Na prática de meditação, começamos com uns minutinhos em silêncio, depois repetimos o mantra Om, fazemos alguns alongamentos, depois um pranayama, exercício de respiração, e a meditação. Nas aulas também repetimos o mantra, fazemos mais alongamentos. Ficamos a maior parte da aula fazendo as posturas do yoga, como as de equilíbrio e torções. Depois praticamos mais rapidamente um pranayama, meditação e terminamos a aula com o shavasana, o relaxamento final”, detalhou.

A professora mencionou que qualquer pessoa pode participar das aulas de yoga, incluindo gestantes, idosos e pessoas com deficiência. “Qualquer pessoa pode fazer yoga, justamente por ela não ser focada somente na prática física. Às vezes, ajustes são necessários, mas os instrutores devem saber adaptar os exercícios de acordo com as necessidades ou possibilidades de cada aluno. Todos podem ter benefícios com a prática”, garantiu.

Aulas retomadas

A secretária Municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, comentou que as aulas de yoga foram retomadas com a reabertura da Estação Cidadania, em maio deste ano, e em breve, serão ampliadas para outros espaços da Smel em Volta Redonda. “Estamos aos poucos retomando com as atividades da Smel”, contou a secretária, lembrando que a Estação Cidadania veio para abrilhantar o trabalho não só dá Secretaria de Esporte e Lazer, mas da união desforços da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). “A yoga é um estilo de vida, uma filosofia milenar que alia exercícios físicos, técnicas de respiração e meditação. É uma prática de atividades que a gente tinha nas nossas administrações passadas e reiniciamos na Estação Cidadania. Em breve estaremos em outros locais, ainda mais nesse momento de pandemia em que há tanta necessidade de equilíbrio, de meditação, de respiração”, completou.

Disse também a secretária que os alunos dessa modalidade estão aproveitando muito esse momento no Dia Internacional da Yoga. “Meus parabéns a professora Ayla e a coordenadora da Estação Cidadania, Aline e a todo o time da Smel”, finalizou.

Horário das aulas

As aulas de yoga na Estação Cidadania acontecem às quartas-feiras pela manhã. De 7 horas às 8 horas: meditação e pranayama, de 8 horas às 9h30min: aula de yoga, e de 9h30min às 11 horas: aula de yoga

 

error: Conteúdo protegido !