Produtividade agrícola conta com assistência técnica em Porto Real

0

PORTO REAL

Desde o mês de março a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento realiza o serviço de assistência técnica a pequenos produtores rurais do município. Em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-RJ), o objetivo é ampliar o enfoque agroecológico, ou seja, com bases metodológicas e científicas promover o desenvolvimento rural sustentável na região.

Os técnicos da Emater realizam visitas aos produtores rurais às terças e quintas, das 8 às 17 horas. Entre as ações realizadas, estão a análise do solo, o fortalecimento da agricultura familiar, a melhoria da produção rural e a orientação na aplicação de recursos. “Para o produtor rural ter acesso à Emater, ele deve se dirigir até a sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, onde será marcada a visita. Com esse apoio técnico, o produtor adquire conhecimento sobre as carências do solo para o produto que vai ser cultivado e informações e estratégias que influenciam diretamente no desenvolvimento da produção agrícola”, destacou o secretário da SMDR, Rodolpho Guimarães Salles.

A Emater, além de fornecer assistências técnicas, também desenvolve projetos de políticas públicas aos produtores. “O apoio à agricultura familiar é consequência de uma política estratégica para garantir segurança alimentar e nutricional. Dessa forma, reunimos os fazendeiros em cursos e palestras sobre: artesanato, economia solidária, produção de laticínios, organização produtiva e programas de aquisição de grãos e produtos pra cultivo”, explicou o técnico da Emater, Reinaldo Altivo Guedes.

CRÉDITO RURAL

A Emater facilita a tomada de recursos, realizando o preenchimento de cadastro, acolhimento de proposta, coleta da documentação, elaboração de projetos, acompanhamento na liberação de crédito e ainda a assistência técnica e supervisão de crédito aos produtores rurais. “O programa tem por objetivo ampliar os investimentos rurais. Dessa forma, garante o valor dos custos de produção e comercialização, estimula o desenvolvimento e moderniza toda a economia rural, seja ela para o pequeno, médio ou grande produtor”, explica o técnico, Reinaldo Guedes.

Evangelista José de Macedo, produtor rural há mais de 30 anos, é um dos beneficiados. “Nós, produtores, nos sentimos mais seguros em trabalhar, pois aprendemos como desenvolver uma produção de uma maneira mais correta. Acredito que a assistência técnica possui papel fundamental no processo que envolve o plantio, a colheita e a comercialização dos produtos”, frisa.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !