Contribuintes devem ficar atentos ao expediente de bancos e prefeituras

0

SUL FLUMINENSE

Os contribuintes devem redobrar a atenção para utilizar serviços bancários e também ter acesso a repartições públicas neste meado de novembro durante os feriados prolongados da Proclamação da República, dia 15, e Dia da Consciência Negra, dia 20. Resolver questões financeiras e burocráticas será restrito aos dias úteis, apesar de que as prefeituras da região devem decretar ponto facultativo em suas repartições.

Nos bancos, a informação do Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense é que a categoria vai parar suas atividades nos dias 15 e 20 apenas, ou seja, somente nos feriados consolidados. Portanto, o contribuinte terá como opção as agências bancárias abertas na sexta-feira, dia 16, e na segunda-feira, dia 19, no horário padrão de atendimento das 11 horas às 16 horas. “Eu pensei que iam parar tudo, busquei informação e soube que haverá expediente nos dias 16 e 19. Fico feliz, porque estarei de folga e terei tempo de ir pagar contas e discutir problemas na minha conta corrente. Imaginei que iam adotar horário alternativo, ainda bem”, comenta a universitária Maria Isabel, de Itatiaia.

PREFEITURAS

O contribuinte que precisa emitir certidões, quitar impostos e tributos necessitando do atendimento em setores das administrações públicas dos municípios do Sul Fluminense também terão que ser mais ágeis nesta quarta-feira. Em Resende, o expediente dos servidores termina às 18 horas neste dia 14 e retorna somente na quarta-feira, dia 21. Situação semelhante a de Itatiaia, onde foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 16 (sexta-feira) e 19 (segunda-feira). Por conta do decreto nº 3114/18, os servidores municipais encerrarão o expediente hoje e retornam dia 21. Em síntese, as prefeituras acompanham as ações do Governo do Estado, que também terá ponto facultativo nos dias 16 e 19. Neste período, funcionam nos municípios somente os serviços essenciais como coleta de lixo, controle de trânsito, segurança e limpeza urbana.

COMÉRCIO

No comércio o ritmo nas lojas e centros comerciais também não será alterado nos dias 16 e 19. Uma vez que se não for por critério dos empresários proprietários por intermédio de banco de horas ou folga coletiva, o setor conta com dias úteis para alavancar as vendas. Portanto, cabe a cada empresa adotar seu horário de funcionamento sendo praticamente certo que todo o comércio regional funcionará na sexta e segunda-feira, intercalado com sábado e domingo, durante o feriado prolongado para a grande maioria dos trabalhadores. “Estamos acostumados a ter esses intervalos no calendário. Muitos clientes de folga saem às compras”, pondera a gerente de loja de sapatos, Sheila Nascimento.