VOLTA REDONDA
Fundado em 2009, o Instituto Dagaz é uma associação civil, sem fins lucrativos, dedicada a promover o desenvolvimento sociocultural e esportivo de comunidades em situação de vulnerabilidade e risco social. Pautada nas diretrizes divulgadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como na Constituição de 1988, sua atuação se dá na luta pela garantia da dignidade humana e prevalência dos direitos humanos. Em Volta Redonda, o instituto está localizado no bairro Volta Grande III, na sede da Associação de Moradores do Volta Grande I e III. Recentemente, o instituto acaba de ser selecionado para exibir filmes de mostra nacional.
O Instituto Dagaz, através do projeto Cineclube Cinestesia As Margens, foi selecionado para ser Ponto de Exibição Circuito Difusão – 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma realização do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e foi criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. A garantia de continuidade da Mostra é uma das ações programáticas previstas no Eixo Orientador V ‘Educação e Cultura em Direitos Humanos’ do Programa Nacional de Direitos Humanos – 3.
MOSTRA FOI AMPLIADA
Ao longo de suas edições a Mostra foi ampliada e, desde 2011, abrange todas as capitais e o Distrito Federal. É realizada por meio de parcerias com instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal, além de organizações privadas e do terceiro setor. A Mostra tem como objetivo consolidar a cultura e a educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica. É uma proposta de inclusão sociocultural, contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.
Desde sua décima edição a Mostra é produzida pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem), que tem sua trajetória pautada na construção e consolidação de redes mobilizadoras para difusão do cinema nacional. São redes de agentes culturais que atuam de forma simultânea e articulada em todo o território nacional para a realização de Mostras e Festivais, e projetos como o Marco Universal – Direitos Humanos, o Cinema Pela Verdade, o Cinema Para Todos e o Cinema em Movimento, entre outros.
REFLEXÃO
Sua expertise em montar circuitos não formais de exibição, difundindo o cinema nacional e promovendo reflexão a partir da nossa cultura e de nossas histórias, somou-se aos objetivos e valores da Mostra, contribuindo para sua realização. A 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é realizada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em parceria com o Instituto Cultura em Movimento (Icem).
Os filmes abordam temáticas de cunho social e formam uma grande roda de conversa, esse ano a ideia é percorrer mais escolas “a proposta é somar com o planejamento pedagógico das escolas as rodas são utilizadas para estabelecer um diálogo profundo e critico entre distintos públicos de diversas ideias, na escola nosso foco é fazer com a sala se torne espaço para partilha e diversidade de ideias onde há liberdade para falar e estimulo para ouvir, em espaços democráticos trocando diferentes concepções entre os alunos”. Natã Teixeira produtor do projeto.
AGENDE SUA SESSÃO
E-mail: [email protected]
Produção: Natã Teixeira Amorim
(24) 3027-0458